logo ecoparque limpa


Proposta de Projeto de Parque Ecológico

Resumo Executivo

Notas Informativas

  

Comunicação e Educação Ambiental

Ferramentas para Gestão da Conservação

É indiscutível a importância dos valores e atitudes ambientais, ou lato senso, socioambientais, bem como o seu efeito no comportamento das pessoas, que por sua vez podem contribuir para a conservação e melhoria do ambiente que nos rodeia e suas populações residentes.

Nesse sentido, defende que:

“ainda mais fundamental que políticas e governança é o desafio de promover novos valores”.

Jeffrey D. Sachs, economista, analista de políticas públicas e ex-diretor do The Earth Institute da Columbia University, é conhecido como especialista em desenvolvimento sustentável, desenvolvimento econômico e luta contra a pobreza

ecoparque circulo virtuoso WEBPara alcançar esta consciência social da comunidade internacional, existe a convicção de que a educação é uma ferramenta crucial na promoção de valores, comportamentos e modos de vida mais sustentáveis que são essenciais para um futuro viável.

As estratégias a serem utilizadas também serão diferentes dependendo do tipo de destinatário e do contexto de ação, conforme mostra o Círculo Virtuoso, ao lado.

Outros autores esclarecem que tal educação ambiental deve se concentrar em energizar "as emoções e crenças das pessoas, em vez de se limitar a incutir conhecimento, a fim de mudar efetivamente as atitudes e comportamentos ambientais".

A Educação Ambiental e, consequentemente, a comunicação e a interpretação são disciplinas consideradas fundamentais na formação dos valores ambientais em nossa sociedade.

Tomamos como referência a definição original de Educação Ambiental proposta pela UNESCO, em 1980, que afirma:

Educação Ambiental é o processo que promove a conscientização e evolução do meio social e físico em sua totalidade, seus recursos naturais, culturais e espirituais, que preconiza o uso racional e sustentável e a conservação desses recursos para garantir a sobrevivência da humanidade em harmonia consigo e com natureza.

Entende a Educação Ambiental não Formal como:

"Educação Ambiental não Formal todo aquele conjunto de iniciativas extra-acadêmicas deliberadamente orientadas por um conjunto de propósitos e intenções explícitas, embora dotadas de versatilidade e flexibilidade em seus procedimentos de planejamento, desenvolvimento e avaliação."

 

ecoparque kids educa ambiental tatu mini

 

 

Projeto Paraty EcoParque


Anexos


Assuntos Correlatos / Para Saber Mais

copyright icon

S.A. PARATY INDUSTRIAL
Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br