logo ecoparque limpa

Proposta de Projeto de Parque Ecológico

Resumo Executivo

Notas Informativas

  

Anexo VI

Trilhas de Observação e Interpretação de Manguezal

 

ecoparque manguezal garca cinza

Manguezais

Manguezal, mangue, mangrove ou mangal é um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho, zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais.

Associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa, está sujeito ao regime das marés, sendo dominado por espécies vegetais típicas, às quais se relacionam outros componentes vegetais e animais.

Ao contrário do que acontece em praias arenosas e dunas, a cobertura vegetal do manguezal instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.

Ocorrência

ecoparque manguezal ocorrencia
O ecossistema Manguezal incide em regiões tropicais e subtropicais, no encontro de rios e mares, sobretudo nas costas do Atlântico e Pacífico. Estima-se que, em todo o planeta, existam cerca de 172.000 km² de manguezais.

Do total de mangues no mundo, cerca de 15%, ou cerca de 26.000 km², distribui-se pelo litoral do Brasil, desde o estado do Amapá até Laguna, em Santa Catarina.

Solo

ecoparque manguezal solo plantasO solo do manguezal caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes. Por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, por vezes apresenta odor característico, mais acentuado se houver poluição. Essa matéria orgânica serve de alimento à base de uma extensa cadeia alimentar, como por exemplo, crustáceos e algumas espécies de peixes.

Vegetação

O mangue é uma formação vegetal composta de arbustos e espécies arbóreas que ocorrem em áreas de lagunas e restingas ao longo de todo o litoral. Nessa formação vegetal predominam troncos finos e raízes aéreas e respiratórias (ou raízes-escora), adaptadas à salinidade e a solos pouco oxigenados.

Em virtude do solo salino e da deficiência de oxigênio, nos manguezais predominam os vegetais halófilos, em formações de vegetação litorânea ou em formações lodosas. As suas longas raízes permitem a sustentação das árvores no solo lodoso. Plantas halófitas são as plantas que, sendo essencialmente terrestres, estão adaptadas a viverem no mar ou próximo dele, sendo tolerantes à salinidade.

As principais espécies (lenhosas) de árvores típicas deste ecossistema são:

  • ecoparque manguezal mangue vermelhoMangue Vermelho (Rhizophora mangle), próprio de solos lodosos, com raízes aéreas

  • Mangue Branco ou Siriúba (Laguncularia racemosa), encontrado em terrenos mais altos, de solo mais firme, associado a formações arenosas

  • Mangue Preto ou Canoé (Avicennia schaueriana, Avicennia germinans, Avicennia nítida)

  • Mangue-de-Botão (Conocarpus erectus)

  • Abaneiro (Clusia fluminensis)

No mangue preto e no mangue branco, as raízes, chamadas pneumatóforas, ficam com uma parte da raiz fora do solo, de forma que, durante as marés cheias, as extremidades das raízes ficam expostas ao ar, para conseguir o oxigênio que não encontram na água.

No mangue vermelho as lenticelas do caule principal, permitem as trocas gasosas. Esta adaptação é fundamental para evitar assoreamentos e erosões

Existem ainda, grupos de plantas associadas ao manguezal que ocorrem principalmente nas regiões marginais ou de borda interior. Estas espécies não são exclusivas do ecossistema manguezal, porém são tolerantes à diferentes teores de salinidade.

Formam grupos pouco densos, porém, em algumas regiões alteradas, naturalmente ou não, a floresta pode estar dominada por um dos grupos abaixo:

  • Samambaia do Mangue (Acrostichum)

  • Hibiscos (Hibiscus sp.)

  • Gramíneas (Spartina sp.)

Algumas espécies chegam a 20 metros de altura. Uma árvore de mangue leva cerca de cinco anos para crescer e reproduzir. Além destas espécies, existem grupos de plantas que ocorrem, principalmente às margens ou na borda interior dos manguezais.

Outros grupos vegetais, como algas, liquens, orquídeas e bromélias (gravatás), ocorrem como epífitas nas árvores de mangue. Espécies epífitas são aquelas que vivem sobre vegetais.

ecoparque samambaia Acrostichum aureumPodem ser animais que vivem associados à um vegetal ou plantas que vivem sobre outra planta, neste caso, são chamadas de epífitas. Animais e plantas epífitos podem ser parasitas ou não. Os primeiros são aqueles que se aproveitam de elementos nutricionais, prejudicando o desenvolvimento ou até mesmo levando a planta hospedeira à morte. Mas existem aqueles que se utilizam do organismo somente como substrato para fixação, sem alterar o metabolismo, estes não são considerados parasitas.

Exemplos são as bromélias e orquídeas que vivem sobre plantas do estrato arbóreo ou arbustivo. Nenhuma delas causa algum mal à planta hospedeira, a não ser que seja por excesso de peso, o que pode provocar a quebra de um galho, mas os seus nutrientes são obtidos a partir do meio e não da planta que as hospeda.

As samambaias, por exemplo, não são espécies exclusivas de mangue, mas são tolerantes aos diferentes teores de salinidade que ali existem. As bromeliáceas, orquidáceas e os líquens também estão presentes, porém, são epífitas que vivem sobre as árvores de mangue, sem utilizar os nutrientes das árvores hospedeiras.

Fauna

ecoparque manguezal peixesA fauna dos manguezais representa significativa fonte de alimentos para as populações humanas. Os estoques de peixes, moluscos e crustáceos apresentam expressiva biomassa, constituindo excelentes fontes de proteína animal de alto valor nutricional. Os recursos pesqueiros são considerados como indispensáveis à subsistência das populações tradicionais da zona costeira.

A riqueza biológica dos ecossistemas costeiros faz com que essas áreas sejam os grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida.

ecoparque manguezal guaiamumA fauna do manguezal é constituída principalmente por peixes, moluscos e crustáceos, porém diversos animais usufruem do ambiente, desde formas microscópicas até répteis e mamíferos. É um local abrigado, de pouco movimento hídrico, se comparado à um costão rochoso, sendo assim, tornou-se um local propício ao desenvolvimento e abrigo de organismos jovens.

Muitos dos animais que habitam os manguezais, não vivem toda a sua vida neste ambiente. Os camarões, por exemplo, ao nascimento da nova geração em alto mar, os indivíduos migram para dentro do manguezal e lá permanecem durante a fase de crescimento, passando de larvas à jovens e, então, voltam ao oceano.

Alguns animais sésseis permanecem a vida toda no manguezal, como é o caso dos sururus, taiobas, mariscos em geral e ostras.  Organismos sésseis são aqueles que não possuem capacidade de locomoção, vivem fixos, associados à um substrato. Nos costões rochosos são muito comuns, por exemplo, cracas, corais, ostras e algas.

ecoparque manguezal garca azulEstes organismos, como as plantas, também desenvolveram adaptações para suportar as variações diárias ambientais, principalmente a resistência à dessecação (falta de umidade na maré baixa) e aumento da salinidade (na maré cheia). Já os caranguejos, que possuem capacidade de locomoção, enterram-se em galerias que escavam no solo (na maré baixa) e sobem nos troncos e raízes das árvores (na maré cheia).

Peixes como sardinhas, garoupas, tainhas, entre outros, também frequentam o manguezal para reprodução e alimentação. Existe espécies que passam toda a sua vida no estuário e outras que apenas completam seu ciclo reprodutivo ou de crescimento.

As aves mais comuns são as garças, os guarás, o colhereiro, o martim-pescador, entre outras. A partir do que foi dito, percebe-se que os manguezais são um refúgio natural para milhares de espécies, sendo considerado o berçário para organismos que vivem no estuário e no oceano.

Infraestrutura

  • Deck de Recepção e Informações Turísticas (~ 30 m2)

  • Passarela (em eucalipto tratado ou madeira plástica, com rede de proteção)

  • Painéis de Comunicação - Advertência e Informativos

  • Cortina (Blinds) para observação de aves (opcional)

 

Projeto Paraty EcoParque


Anexos


Assuntos Correlatos / Para Saber Mais


copyright icon

S.A. PARATY INDUSTRIAL
Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br