logo estudos de caso Logo MPE Funbio

 

mapa Ilha Grande topographic Wiki miniMapa topográfico da Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ © Wikipedia 


Polo Ecoturístico da Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ

Relatório de Análise Turística (julho 2002)

 

Coordenação Programa MPE Funbio

  • Roberto M.F. Mourão, coordenador Programa MPE
  • Maria Clara Soares, coordenadora Programa MPE pelo FUNBIO


Equipe de Campo do Polo Ecoturístico da Ilha Grande

  • Ariane Janér, coordenadora
  • Frederico Landre, monitor
  • Generson Giordano, monitor
  • Rafael Cuellar, monitor
  • Renato Scala, monitor

 

HistóricMelhores Práticas para o Ecoturismo (Programa MPE)

Essa análise turística foi elaborada por equipe de monitores do Programa MPE Funbio-EcoBrasil, coordenada pela consultora Anriane Janér (Bromélia Planejamento).

mpe logo FUNBIOO Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), dentro dos marcos de sua missão institucional de conservar e dar uso sustentável à biodiversidade, visando ações futuras, contratou em 1999, estudo com o objetivo de analisar e obter subsídios sobre ecoturismo e turismo sustentável à luz do vigente cenário das políticas nacionais, agentes financeiros, recursos disponíveis e perspectivas do setor; buscando saber quais ações e áreas prioritárias necessitavam de complementação e, especificamente, qual seria seu papel no cenário de um turismo responsável no Brasil. Nos últimos anos, o ecoturismo tem sido visto como uma alternativa econômica e uma importante ferramenta para a conservação.

Apesar de todo fluxo turístico ter um “custo” que pode vir a causar impactos negativos ambientais e/ou culturais, o ecoturismo, quando operado adequadamente, pode ter esses impactos controlados, especialmente se comparados a outros setores produtivos tais como agricultura, pecuária, garimpo ou extração de madeira.

mpe logo MPEO Programa MPE tem como objetivo capacitar e treinar recursos humanos para o setor de Ecoturismo e definir um conjunto de boas e melhores práticas sustentáveis que sirvam de referência para projetos de ecoturismo localizados em áreas remotas do país. “Melhores práticas" são formas ótimas para executar um processo ou operação. São os meios pelos quais empresas e organizações líderes alcançam alto desempenho e também servem como metas para outras que almejam atingir níveis de excelência.

As boas práticas, são aquelas que estabelecem os requisitos mínimos para a sustentabilidade ambiental, sociocultural e operacional do turismo responsável. Fornecedores e operadores turísticos precisam estar familiarizados com algumas exigências, tais como operações ambiental e culturalmente sustentáveis, atendimento de qualidade e voltado ao cliente, promoção, diversidade de atividades e produtos, informação de qualidade, distribuição equitativa de resultados, programação adequada e administração eficaz.

O objetivo de um programa de "boas práticas" é compartilhar práticas com chances de sucesso entre os atores da indústria turística, como por exemplo prestadores de serviços e comunidades locais. Esse “modo de fazer” pode atuar como catalisador de mudanças. Examinando as operações específicas à luz do sucesso de outras operações bem-sucedidas, podem-se revelar fraquezas e criar forças para as mudanças.

O Programa foi promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, cujos desenvolvimento e implementação custaram cerca de R$ 2 milhõe, em parceria com:

Desenvolvido e implementado o programa-piloto em 2001 e 2002, a partir de 2003, foi transferida ao Instituto EcoBrasil a incumbência de dar continuidade ao programa.
 

A Ilha Grande

A Ilha Grande encontra-se no litoral sul fluminense, sendo parte do município de Angra dos Reis. É um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro, apresentando uma diversidade considerável de fauna e flora, apesar de uma parte significativa da vegetação ser mata secundária. Possui mais de 100 praias, sendo algumas inabitadas, cachoeiras, mirantes e picos com até 1.000 m de altitude.

A biodiversidade da Ilha Grande é protegida por algumas Unidades de Conservação:

  • Área de Proteção Ambiental de Tamoios (1993)
  • Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG, 1971)
  • Parque Estadual Marinho do Aventureiro (PEMA, 1990)
  • Reserva Biológica da Praia de Sul (RBPS, 1981)

Os órgãos responsáveis pela gestão dessas unidades são

  • FEEMA Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente (APA Tamoios, RBPS e PEMA)
  • IEF Instituto Estadual de Florestas (PEIG).
    Nota: atualmente FEEMA e IEF fazem parte do INEA Instituto Estadual de Ambiente 

piratas black flagA Ilha vem passando por variados cenários histórico-econômicos. Desde a chegada dos europeus, contrastando com a presença dos índios tupinambá, a ilha é palco de conflitos. A pirataria, o tráfico de escravos e a agropecuária na Ilha Grande são atividades que marcaram a história do país.

No último século, a existência de colônias penais e penitenciárias teve grande relevância na formação das relações sociais. A marginalidade passou da pirataria e contrabando aos presos políticos das primeiras décadas do século XX e, mais tarde, aos presos comuns (assassinos, ladrões, etc) frequentemente lembrados, até hoje, como “os vagabundos”. E mais uma vez a história da ilha se confunde com a história do país: os presos políticos se uniram aos presos comuns e surgiu o crime organizado.

Com 193 km2, é a segunda maior ilha oceânica brasileira, com 346 km2, a Ilha Grande ainda se encontra num estágio inicial de desenvolvimento, por causa de fatores como:

  • sua maior distância da costa
  • sua maior distância de São Paulo
  • a existência de um presídio de segurança máxima até abril de 1994
  • o transporte na Ilha ser somente a pé, bicicleta ou de barco, havendo apenas carros oficiais.

 

Relatório de Análise Turística da Ilha Grande

Anexo


Assuntos Correlatos