logo polo lencois maranhenses panoramica disolve


Polo Ecoturístico dos Lençóis Maranhenses

Relatório de Viagem Técnica
por Roberto M.F. Mourão, coordenador

 

Subsídios para Análises Preliminares / Prognósticos

Baseado em outros trabalhos em destinos turísticos brasileiros, que podem servir de base para o planejamento do Polo Ecoturístico dos Lençóis Maranhenses, apresentamos a seguir elementos para análise e reflexão.

É importante considerar as diretrizes a serem traçadas para o desenvolvimento do polo turísticos vis-à-vis os resultados esperados, levando em conta que pretende-se, preferencialmente, atender expectativas e oportunidades de negócios de grupos de interesse maranhenses.

Deve-se também considerar que um desenvolvimento, mesmo que cultural e ambientalmente sustentáveis, com foco excessivo em empreendimentos de pequeno e médio porte, pode levar mais tempo para se concretizar e não dar ao destino a visibilidade e desempenhos esperados.

Por outro lado, elitizar por demais o destino pode significar menos oportunidades para pequenos e médios empresários. Popularizar por demais, pode significar ausência de marketing de qualidade, que os (eco)resorts podem vir a trazer ao destino.

Como ideia inicial, propomos pensarmos em termos de desenvolvimento de um destino ecoturístico com ecoresorts ou ecolodges, que possam promover os Lençóis Maranhenses para os mercados nacional e internacional, ao lado de pousadas “tradicionais” - “resorts 5 estrelas + pousadas 1 estrela”.

maranhao analise publicos alvo

maranhao analise expectativas

maranhao analise eventuais impactos

maranhao analise investimentos

maranhao analise desempenho economico

maranhao analise desempenho social

maranhao analise comparativo informal sustentavel

maranhao analise comparativo social economico

maranhao analise prognostico ambiental curto prazo

maranhao analise prognostico ambiental longo prazo

maranhao analise prognostico economico curto prazo

maranhao analise prognostico economico longo prazo

 

 

Polo Ecoturístico dos Lençóis Maranhenses 
Relatório de Viagem Técnica 
outubro 1999