logo polo lencois maranhenses panoramica disolve


Polo Ecoturístico dos Lençóis Maranhenses

Relatório de Viagem Técnica
por Roberto M.F. Mourão, coordenador

 

Viagem de Prospecção junho 1993 


Os trabalhos para o planejamento e desenvolvimento do Polo Ecoturístico dos Lençóis Maranhenses teve início em junho de 1993, quando o consultor Roberto M.F. Mourão, a convite de Fernando Cesar Mesquita, ex-presidente do recem criado Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA). 

maranhao jun1993 barco Sao FranciscoA viagem de prospecção foi feita de avião até Barreirinhas, uma vez que a estrada de acesso ainda não era asfaltada, e de lá, de barco até a foz do Rio Preguiças, para visitar as vilas de pescadores de Caburé e Mandacaru, na época uma região praticamente isoladas da capital São Luiz e do resto do Estado do Maranhão.

A viagem foi feita no barco 'São Francisco', de Alfonso Leal, um pioneiro das viagens regionais e grande conhecedor dos Lençois Maranhenses, da empresa turística  Tropical Adventures.

Posteriormente, Alfonso liderou a primeira viagem técnica preliminar à elaboração do plano de manejo do Parque, liderando a equipe do IBAMA.


Caburé

maranhao corujinha cabureA vila de Caburé, na realidade uma penísula, antes do 'boom' turístico, era um 'acampamento' sazonal de pescadores que parte do ano moravam a montante do Rio Preguiças e na temporada de pesca permaneciam no local, em habitações improvisadas.

Os primeiros visitantes ("ecoturistas pioneiros") se instalavam nos caramanchões dos pescadores sazonais.

A vila recebeu esse nome por causa da quantidade de pequenas corujas de olhos graúdos e penas amarronzadas, raras de serem avistadas atualmente.

maranhao cabure praiaVista aérea da faixa de areia de Caburé.

maranhao jun1993 barco carramanhao  maranhao jun1993 casa pescador

 

Mandacaru

A vila de Mandacaru, guardiã do Farol de Preguiças, também conhecido como Farol de Mandacaru, era um povoado, com energia elétrica por geradores, com a economia baseada na pesca tradicional e culturas de subsistência. 

maranhao mandacaru farol preguicasFarol de Preguiças, localizado no Povoado de Mandacaru em Barreirinhas, é uma das atrações históricas da região. De cima do Farol pode-se ver toda a região, o Povoado de Mandacaru e a foz do Rio Preguiças encontrando o mar, para isso é necessário subir os 160 degraus que ficam no interior do Farol, o esforço é compensado pela bela vista.

O Litoral do Maranhão é conhecido pelo mar traiçoeiro, correntes fortes e relevo submarino irregular. O primeiro Farol de Preguiças na vila de Mandacaru, foi construído para assinalar a barra e os baixos rochosos na foz do rio que lhe deu o nome, muito frequentada por embarcações de pequeno porte provenientes de São Luís e Tutóia.

Quando ficou pronta, a torre metálica Mitichell, com 28 metros de altura, recebeu no topo uma lanterna e o aparelho lenticular de 3ª ordem. No interior, foi montado um equipamento de luz incandescente alimentado por gás aceitileno. O Farol de Preguiças foi um dos primeiros do Brasil a utilizar um sistema desse tipo. Representava uma novidade para época e portanto uma preocupação a mais para os faroleiros da guarnição. Ao ser inaugurado, em julho de 1909, seu facho de luz podia ser avistado a 17 milhas de distância em tempo claro.

Meio século depois a estrutura de ferro da torre corria risco de desabar. Decidiu-se adotar, a mesma solução aplicada em casos semelhantes, abandonar a velha torre de ferro e construir outra mais moderna, de concreto.

 

maranhao jun1993 mandacaru panoramica1 maranhao jun1993 mandacaru panoramica2
Panoramicas da Vila de Mandacaru © Roberto M.F. Mourão, junho 1993

maranhao jun1993 mandacaru vila1 maranhao jun1993 mandacaru vila3

maranhao jun1993 mandacaru pescador rede maranhao jun1993 mandacaru biana vela algodao

 

 

Polo Ecoturístico dos Lençóis Maranhenses 
Relatório de Viagem Técnica 
outubro 1999