logo polo lencois maranhenses panoramica disolve


Polo Ecoturístico dos Lençóis Maranhenses

Relatório de Viagem Técnica
por Roberto M.F. Mourão, coordenador

 

Análise / Levantamento Preliminar

O presente trabalho não tem por intenção ter a rigorosidade científica de análise do “destino Lençóis Maranhenses”, que vem a caracterizar um plano diretor (eco)turístico, mas sim apresentar subsídios para tomadas de decisões políticas e técnicas pertinentes à proteção dos recursos históricos-culturais, naturais e cênicos regionais.

O trabalho foi realizado a partir de convite do sr. Jorge Murad, da Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Estado do Maranhão (Geplan) e da sra. Katia Lima, da Sub-gerência de Turismo, assim como por outras instituições envolvidas direta ou indiretamente no processo de planejamento: Gerência de Qualidade de Vida / Gerência Adjunta de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a nível estadual.

Realizado para subsidiar, a níveis federal, regional e local, para efeito de elaboração de Plano de Manejo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal - MMA, representado no processo pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA.


Premissas

O futuro planejamento deverá considerar:

  • propostas e ações definidas de forma participativa;
  • propostas e ações baseadas em plano de financiamento;
  • a valorização através da atividade ecoturística dos recursos ambientais e culturais, por meio de benefícios diretos, indiretos e induzidos;
  • a prevenção e minimização dos impactos advindos do fluxo turístico, induzido sobretudo pela peculiaridade do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, ordenado e controlado a médio e longo prazos;
  • a criação de oportunidades econômicas preferencialmente para as comunidades regionais, pelo ecoturismo e por outros segmentos tais como extrativismo, pesca e artesanato.

 

 

Polo Ecoturístico dos Lençóis Maranhenses 
Relatório de Viagem Técnica 
outubro 1999