Glamping, acampando com glamour
Glamping é uma junção de "glamour" e "camping" e descreve um estilo de campismo com amenidades e, em alguns casos, serviços de estilo resort, normalmente não associados ao campismo "tradicional".
Glamping tornou-se particularmente popular entre os turistas do século XXI que procuram os luxos da acomodação em hotéis, juntamente com a recreação do acampamento.
História
A palavra "glamping" apareceu pela primeira vez no Reino Unido em 2005 e foi adicionada ao Oxford English Dictionary em 2016.
A palavra é nova, mas o conceito de que "glamping" conota, o de luxo, mas não é.
No século 16, o conde escocês de Atholl preparou uma luxuosa experiência nas Highlands para o visitante rei James V e sua mãe. Ali, o duque armou tendas luxuosas e encheu-os com todas as disposições do seu próprio palácio de origem.
Provavelmente, o exemplo mais extravagante da vida palaciana na história foi o Field of the Cloth of Gold (Campo do Tecido de Ouro), um encontro diplomático no norte da França em 1520, entre Henrique VIII da Inglaterra e Francis I da França. Cerca de 2.800 tendas e tendas foram erguidas, e fontes corriam com vinho tinto.
Por volta da mesma época, os otomanos tinham barracas ostensivas e palacianas transportadas de uma missão militar para outra. Equipes inteiras de artesãos viajaram com o exército para erguer e manter essas tendas imperiais.
Cerca de 400 anos depois, na década de 1920, um safári africano tornou-se "objeto de desejo" entre os ricos britânicos e americanos. Mas viajantes ricos, mesmo aqueles em busca de aventura, não estavam dispostos a sacrificar conforto ou luxo. De geradores elétricos a banhos dobráveis e caixas de champanhe, os viajantes recebiam todo o luxo doméstico durante a aventura.
Atualmente
Glamping é o seu equivalente moderno, combinando as amenidades de ontem e a tecnologia atual.
Também chamado de boutique campismo, camping de luxo, camping elegante ou camping confortável, glamping de hoje apresenta estruturas como yurts, tipis, abrigos, barracas, caravanas vintage, trailers vintage, barracas de safári, chalés e casas na árvore.
Glampsites variam de preço de US$ 50 por noite a centenas de dólares por noite, dependendo das comodidades e serviços, que podem incluir roupa de cama nova, banheiros privativos, serviço de alimentação e varandas privativas.
Conceito
Vários grandes festivais agora oferecem aos participantes várias opções de glamping.
Os modernos locais de glamping geralmente se enquadram em cinco categorias distintas:
- Franquias onde o proprietário tem terra e compra em uma das marcas existentes.
- Cama & Café (Bed & Breakfast) onde o proprietário tem uma ou duas unidades em suas terras para fornecer renda adicional.
- Campismo diversificados, locais de propriedade familiar que também fornecem glamping.
- Parques e clubes de férias corporativos que também fornecem glamping.
- Websites especializados de glamping.
Atualmente, espera-se que os locais ofereçam um nível mínimo de conforto para seus hóspedes, incluindo eletricidade, instalações sanitárias com chuveiros, serviço de vigilante 24 horas, aberots 7 dias por semana e outros produtos de primeira necessidade.
Tipos de Hospedagem / Infraestrutura
- barracas
- yurts
- tipis
- abrigos
- barracas
- caravans vintage
- trailers vintage
- barracas de safari
- chalés
- casas na árvore
Campings / Acampamentos
- Campings: Infraestrutura / Tipos / Recomendações
- Campings: Áreas Silvestres / Selvagem
- Campings: Proposta de Normatização (2009)
- Campings: Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ - Legislação
- Campings: Ilha Grande, Ordenamento da Praia do Aventureiro (Estudo de Caso)
- Campings: Glamping, acampando com glamour
Assuntos Relacionados
- Hospedagem
- Bem-estar Básico do Turista
- Certificação
- Normas Técnicas
- Certificação de Meios de Hospedagem Norma NBR 15.401