PARTE C Ecoturismo no PNPM

Operação Demonstrativa

Observação de Aves na Baía do Burro

O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (PNPM), no âmbito de seu Programa de Uso Público, mediante prévia solicitação, em operação demonstrativa, autorizará a visitação para observação de aves na Baía do Burro.

A partir de outubro de 2010 estará disponível uma plataforma flutuante possibilitando ecoturistas observar pousos e ninhais, guiados por condutores treinados da Comunidade da Barra de São Lourenço.

pnpm mapa zoneamento baia burro


10. Área Estratégica Interna Baía do Burro

10.1. Área de Visitação Demonstrativa

A área principal do projeto-demonstrativo está inserida na Área Estratégica Interna (AEI) Baía do Burro, com regime de manejo especificado no Plano de Manejo do PN Pantanal.

O PN Pantanal não está aberto para plena visitação, que só ocorrerá quando as estruturas, equipamentos e equipe de operação do Programa de Uso Público do parque estiver disponível e operante. Espera-se que a visitação plena ocorra no final de 2013 ou início de 2014.

A abertura parcial e demonstrativa do PN Pantanal para a visitação é esperada para o final da execução do projeto-demonstrativo, após o estabelecimento da plataforma para observação de aves na Baía do Burro. Os visitantes são esperados a partir da implantação da plataforma de observação de aves e da conclusão da capacitação de condutores de visitantes.

A implantação da plataforma e a conclusão da capacitação dos condutores de visitantes está prevista para o 2º semestre de 2010. As visitas-demonstrativas, só serão autorizadas mediante comunicação prévia ao PNPM, com prazo a ser divulgado, lideradas por condutores treinados da Comunidade da Barra do São Lourenço.

O público-alvo é formado por pescadores de barcos-hotéis de pesca esportiva, assim como seus familiares, que deverão utilizar seus barcos a motor (voadeiras) para a visita.

O Plano de Manejo do PNPM especifica uma distância mínima de 400 metros entre a plataforma flutuante de observação e os ninhais ou pousos. Porém, consideramos esta distância demasiada e sugerimos que a plataforma fique entre 100 a 200m, com monitoramento permanente. Caso seja notada alteração no comportamento das aves, a posição da plataforma deverá ser ajustada de forma a evitar stress ou, eventualmente, abandono do pouso ou ninhal pelas aves.

pnpm birder luneta plataforma

10.2. Especificações Preliminares para a Observação de Aves

  1. a atividade terá como ponto de partida a Sede do PN Pantanal, seguindo pelo rio Cuiabá/São Lourenço até a AEI Baía do Burro, localizada a cerca de 900 m;
  2. os gestores do parque estabelecerão os trajetos a serem realizados no desenvolvimento da atividade, observando os seguintes aspectos:
    • quanto à necessidade ou não de instalação de bóias para definição dos locais de circulação;
    • se identificada a necessidade de instalação de bóias, estas deverão ser especificadas quanto ao tipo mais adequado;
    • experiências realizadas em outras unidades de conservação deverão ser levadas em consideração.
  3. os gestores do parque identificarão os pontos para a instalação de poitas na Baía, de acordo com os objetivos da atividade e a uma distância adequada dos pousos e ninhais;
  4. a atividade de observação de aves, birdwatching, destina-se ao público em geral, em especial embarcados em barcos-hotéis;
  5. os pontos de observação poderão variar de acordo com a localização dos pousos e ninhais;
  6. a atividade só ocorrerá em horários propícios, a serem definidos pelos gestores do parque e acompanhada por condutor da comunidade;
  7. para a realização da observação serão disponibilizados equipamentos, tais como binóculos, lunetas, guias de aves e da flora da região e de localização (mapas), a serem providos pelo projeto;
  8. o desembarque ou aproximação fora da área delimitada pelos gestores do parque será expressamente proibida;
  9. não será permitido o uso de gravadores (playback) com vocalizações, para atrair as aves;
  10. a plataforma-flutuante deverá ter um desembarcadouro na parte contrária ao pouso ou ninhal, para ancorar as voadeiras e ser coberto.
  11. a parte frontal ao ninhal deverá ter paredes desde o chão até 2,5 metros de altura, com a frente fechada e uma faixa de 1,5 m vazada na parte frontal e lateral, para a observação do ninhal por instrumento ótico ou direta.
  12. estuda-se a possibilidade de instalação de banheiro químico na plataforma para conforto dos observadores.

 

Loch Leven Nature Reserve, Scotland, UK.
Infraestrutura para observação de aves.

pnpm bird blind lochLeven frontvista frontal

pnpm bird blind lochLeven back

vista posterior - acesso ao abrigo

pnpm bird blind lochLeven inside
vista interior