pnpm sede administrativa panoramicaSede Administrativa, Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (PNPM) © Roberto M.F. Mourão, Instituto EcoBrasil, 2010

 

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (PNPM)

logo parque nacional pantanal matogrossenseO Parque Nacional do Pantanal Matogrossense foi criado pelo Decreto nº 86.392, de 24 de setembro de 1981, com área de 135.000 ha.

Está localizado no município de Poconé, na confluência dos rios Paraguai e Cuiabá, no extremo sudoeste do Estado de Mato Grosso, fronteira com o Estado do Mato Grosso do Sul e a Bolívia.

As visitas ao Parque Nacional do Pantanal Matogrossense são autorizadas ainda de forma excepcional para divulgação das potencialidades do ecoturismo no local.

A melhor época para visitação é entre maio e setembro, quando chove menos - a partir do mês de maio, quando as águas começam a baixar, a observação da fauna torna-se melhor.

mapa pn pantanal matogrossenseA época das chuvas inicia-se em outubro e vai até abril, sendo janeiro e fevereiro os meses mais chuvosos. E a partir do mês de dezembro é grande a quantidade de mosquitos, o calor é intenso e a Transpantaneira passa a ficar praticamente intransitável devido às chuvas, dificultando o acesso ao Porto Jofre.

Os pousos e dormitórios de aves na Baía do Burro são alguns dos atrativos, além da observação embarcada da vida silvestre.


Como Chegar

O acesso à Sede do Parque Nacional é feito por via fluvial seguindo por 150 km descendo o rio Cuiabá, a partir do Porto Jofre, no final da estrada Transpantaneira, em Poconé, MT, ou por 230 km subindo o rio Paraguai, a partir da cidade de Corumbá, MS


Onde Ficar

Como não existe estrutura de apoio ao turismo na região do Parque Nacional, como hotéis, pousadas ou restaurantes para acomodações e alimentação, é necessário contratar os barcos-hotéis na cidade de Corumbá, MS, ou hotel localizado no Porto Jofre, em Poconé, MT.


Ingressos

Não há cobrança de ingresso, porém é necessária uma autorização prévia para a visitação.

Mais informações: e-mail parnapantanal@gmail.com

Fonte: ICMBio