CCT Trindade Juatinga vilas comunidades

Proposta de Ordenamento Turístico da Região Trindade-Juatinga
Vilas de Trindade e Oratório - Cond. Laranjeiras - Praias do Sono e Ponta Negra

 

Atividades

GTTJ cachadaco paratyEste trabalho inclui originalmente as atividades abaixo listada em sua versão de 2010, não disponibilizada por razões de particulares da instituição financiadora, mesmo sabendo da importância dos resultados para o ordenamento regional.

O Instituto EcoBrasil, por considerar a importância da determinação da capacidade de carga turística no ordenamento turístico regional, reanalisou e atualizou os estudos, disponibilizando, neste primeiro momento, os resultados para as praias da Vila de Trindade.

Praias Analizadas na Vila de Trindade

  • Praia Brava
  • Praia do Cepilho
  • Praia de Fora
  • Praia dos Ranchos
  • Praia do Meio
  • Praia do Caxadaço


Atividade A

Definir e detalhar a metodologia para a determinação da capacidade de suporte.


Atividade B

Detalhamento do número de vagas de estacionamento disponíveis em cada núcleo de ocupação (Trindade, Vila Oratório/Condomínio Laranjeiras), definindo a localização e quantidade de vagas de cada estacionamento (público ou privado) devidamente georreferenciados.


Atividade C

Determinação da atual Capacidade de Carga (ou de Suporte) Turística (CCT).

CCB aquatic science aquario fundoWEBCabe considerar que neste documento se adotou genericamente a tradução do termo inglês "Carrying Capacity", na tradução de "Capacidade de Carga" ou "Capacidade de Suporte".

Assumidos no âmbito do turismo, tais termos adquirem um significado equivalente, o qual poderia ser descrito:

"Capacidade de Carga ou Suporte Turístico é a capacidade que um determinado meio ou ambiente possui para suportar o afluxo de visitantes, turistas sem perder as características de sua originalidade ou ter a sua integridade ameaçada".

Infere-se, portanto, a ideia da inevitabilidade do impacto humano sobre o meio, bem como a aceitação de que esse meio poderá absorve os efeitos negativos dos impactos ou tolerar impactos que resultem em alterações aceitáveis, ou seja, não comprometedoras de referida originalidade ou integridade.

Nesta atividade, para se ter em conta a implementação da Capacidades de Manejo sugeridas para os espaços turísticos (praias) a partir dos Números Balizadores da Visitação, caso a caso, utilizando para essa determinação o Roteiro Metodológico para Manejo de Impactos da Visitação, com Enfoque na Experiência do Visitante e na Proteção dos Recursos Naturais e Culturais, elaborado pelo ICMBio, publicado em 2011.


Atividade D

Elaboração de planilha digital contendo o cálculo da Capacidade Suporte definidas no presente trabalho.

 

 

Proposta de Ordenamento Turístico da Região Trindade-Juatinga  

Observação
As praias da Juatinga - Condomínio Laranjeiras, Sono, Antigos, Antiguinhos e Ponta Negra ainda não tem seus Números Balizadores da Visitação (NBVs) definidos. 


Conceitos Relacionados

Capacidade de Carga Turística (CCT)

camping barraca kombiCampings