CCT Trindade Juatinga vilas comunidades

Proposta de Ordenamento Turístico da Região Trindade-Juatinga
Vilas de Trindade e Oratório - Cond. Laranjeiras - Praias do Sono e Ponta Negra

 

Considerações sobre Capacidade de Carga Turística (CCT)

De uma forma simples, Capacidade de Carga Turística deve ser entendida como o nível de uso que uma determinada área pode suportar num determinado tempo sem que:

  • Ocorram danos excessivos ou irreversíveis aos recursos culturais, ambientais e cênicos locais ou regionais.
  • Haja prejuízo da qualidade da experiência objeto da visitação, ou seja, na experiência do visitante.


CC ilustracao Cifuentes corrigida mini 100dpiO fato de que na determinação da capacidade de carga ou de suporte intervenham fatores relacionados com interesses e decisões humanas, faz com que o conceito e os procedimentos para defini-la sejam controvertidos.

A evolução do conceito e a diversidade de métodos é consequência de uma dinâmica que sempre provocará aperfeiçoamentos nas técnicas e conceitos de uso de capacidade de carga como estratégia de manejo. Apesar dos avanços e da diversidade de métodos, no momento de determinar limites nota-se uma carência de procedimentos que, além de confiáveis, sejam práticos, aplicáveis e coerentes com a realidade local. O processo implica em realizar revisões periódicas, sequenciais, e permanente de planificação e ajuste do manejo da visitação.

Esta dificuldade fica mais evidente em países em desenvolvimento onde há insuficiência de pessoal, recursos, informações, sistemas e tecnologia. Tal fato implica em estabelecer métodos de fácil aplicação, que reconheçam essas carências.

A determinação da capacidade de carga não deve ser tomada como um fim e nem como solução para os problemas advindos da visitação. A capacidade de carga deve ser considerada como ferramenta de planejamento que possibilita decisões de manejo.

Sendo a definição e aplicação da capacidade de carga sujeitas a decisões humanas, elas estão sujeitas a julgamentos e pressões econômicas, sociais e políticas, que desvirtuam a utilidade e uso desta ferramenta.

CCT limitantes criticas trilha acesso a praiaComo a capacidade de carga de um espaço público (trilha, cachoeira, mirante, etc.) depende de suas características particulares, em áreas com mais de um local de visitação, a capacidade de carga deve ser determinada para cada local sujeito a uso público em separado.

No entanto, a (simples) somatória das capacidades de carga dos locais de uso público não pode ser tomada como a capacidade para toda uma área. Eventualmente, a existência de "limitantes críticas" será determinante na capacidade de uma área receber visitantes.


Unidade de Medida de Capacidade de Carga

Apesar de ser mais fácil "medir fluxo de pessoas", esse procedimento pode levar a erros em se tatando de capacidade de carga.

A correta unidade de medida de capacidade de carga é "visitas/tempo/área" e não "visitantes/tempo/área", uma vez que uma mesma pessoa visitando repetidamente, num determinado tempo, uma mesma área, p.ex. acampado ou hospedado em local onde tenha uma cachoeira ou trilha, ocasionará efeitos repetitivos e cumulativos.

Porém para utilizar o método desenvolvido pelo ICMBio, utilizamos como unidade pessoas/visitante, devidamente ajustado na definição da capacidade.

Apesar de parecer uma questão semântica, ao se referir à visitação em áreas protegidas, sugere-se referir a "visitantes" e não "turistas", pois esta distinção permitirá a gestores permitir unicamente atividades que não conflitem com os objetivos da área. Por sua vez, cabe aos visitantes aceitar, desde o início da visitação, que estarão sujeitos as orientações e regras que se aplicam a todos, sobretudo no que se refere ao uso dos serviços e facilidades turísticas.


De nada adianta estabelecer Capacidade de Carga se não for possível Manejar e Monitorar.

CC TJ fluxograma processo monitoramento

 

  

Proposta de Ordenamento Turístico da Região Trindade-Juatinga  

Observação
As praias da Juatinga - Condomínio Laranjeiras, Sono, Antigos, Antiguinhos e Ponta Negra ainda não tem seus Números Balizadores da Visitação (NBVs) definidos. 


Conceitos Relacionados

Capacidade de Carga Turística (CCT)

camping barraca kombiCampings