logo Parque do Mangue fundoWEB   Logo Ecobrasil ecoturismo fundoWEB


Parque do Mangue da Ilha do Itu

Corumbê, Baia de Paraty
Coordenação: Roberto M.F. Mourão, Albatroz Planejamento - email: roberto@albatroz.eco.br 

PROPOSTA EM DESENVOLVIMENTO

 

Anexo II: Uso Sustentável dos Manguezais


Importância Ambiental dos Manguezais

cururupu floresta de mangueOs manguezais desempenham um importante papel como exportador de matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a produtividade primária na zona costeira. Por essa razão, constituem-se em ecossistemas complexos e dos mais férteis e diversificados do planeta.

A sua biodiversidade faz com que essas áreas se constituam em grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies típicas desses ambientes, como para animais, aves, peixes, moluscos e crustáceos, que aqui encontram as condições ideais para reprodução, eclosão, criadouro e abrigo, quer tenham valor ecológico ou econômico.

São 4 os papéis principais dos manguezais reconhecidos:

  • Os manguezais contribuem para a formação do solo e ajudam a estabilizar as costas;
  • Os manguezais funcionam como lâminas para o escoamento das terras altas;
  • Os sistemas dos manguezais servem como habitat para muitos organismos marinhos tais como caranguejos, ostras, e outros invertebrados e animais selvagens tais como pássaros e répteis;
  • Os manguezais produzem grandes quantidades de detritos que podem contribuir para a produtividade em águas costeiras.

carangueijo e caranguejeiroCom relação à pesca, os manguezais produzem mais de 95% do alimento que o homem captura no mar. Por essa razão, a sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno.

Com relação à dinâmica dos solos, a vegetação dos manguezais serve para fixar os solos, impedindo a erosão e, ao mesmo tempo, estabilizando a linha de costa. As raízes do mangue funcionam como filtros na retenção dos sedimentos. Constituem ainda importante banco genético para a recuperação de áreas degradadas, p.ex., como aquelas por metais pesados.

A destruição dos manguezais gera grandes prejuízos, inclusive para economia, direta ou indiretamente, uma vez que são perdidas importantes frações ecológicas desempenhadas por esses ecossistemas. Entre os problemas mais observados destacam-se o desmatamento e o aterro de manguezais para dar lugar a portos, estradas, agricultura, carcinicultura estuarina, invasões urbanas e industriais, derramamento de petróleo, lançamento de esgotos, lixo, poluentes industriais, agrotóxicos, assim como a pesca predatória. É preciso conhecer e respeitar os ciclos naturais dos manguezais para que o uso sustentado de seus recursos seja possível.

mangue flora bromeliaMuitas atividades podem ser desenvolvidas no manguezal sem lhe causar prejuízos ou danos, entre elas:

  • Criação de abelhas para a produção de mel
  • Cultivo de ostras e outros organismos aquáticos
  • Cultivo de plantas ornamentais (orquídeas e bromélias)
  • Desenvolvimento de atividades turísticas, recreativas, educacionais e de pesquisa científica
  • Pesca esportiva, artesanal e de subsistência, desde que se evite a sobrepesca, a pesca de pós-larvas, juvenis e de fêmeas ovadas
  • Utilização da madeira das árvores, desde que se assegure a reflorestação.

 

Sequestro de Carbono

O Sequestro de carbono é um processo de remoção de gás carbônico. Tal processo ocorre principalmente em oceanos, florestas e outros locais onde os organismos por meio de fotossíntese, capturam o carbono e lançam oxigênio na atmosfera. É a captura e estocagem segura de gás carbônico (CO2), evitando-se assim sua emissão e permanência na atmosfera terrestre.

O desmatamento é um forte "vilão" do sequestro pois diminui o efeito deste quando elimina o número de seres do fotossintetizantes.

manguezal sequestro de carbono comparacao fundoWEB

 

Os manguezais são extremamente importantes no sequestro e na fixação do carbono. Estudos mostram que 10% das emissões de carbono causadas pelo desmatamento são fruto da destruição do mangue, mesmo que esse represente apenas 0,7% da cobertura vegetal do planeta. Além disso, nos últimos 50 anos, entre 30% e metade desse tipo de ecossistema foi devastado. 

Dados divulgados em 2008, durante a Conferência Internacional de Áreas Úmidas, em Cuiabá, mostram que, na época, regiões pantanosas e mangues continham 771 bilhões de toneladas armazenadas no seu solo, a mesma quantidade de carbono encontrada na atmosfera.


Ecossistema terrestre

O CO2 armazenado no ecossistema terrestre pode ser fixado tanto no solo quanto na floresta. O CO2 armazenado é o balanço entre a absorção da planta, a fixação de carbono no solo e as perdas por respiração e decomposição. Os ecossistemas terrestres que compreendem a floresta e o solo são considerados atualmente como um grande ‘sumidouro’ de carbono, especialmente os solos. Há evidências de que o solo possa resultar em significativa redução no aumento dos gases do efeito estufa.


Florestas

As enormes quantidades de carbono são armazenadas naturalmente na floresta por árvores e por outras plantas, assim como no solo da floresta. Como parte da fotossíntese, as plantas absorvem o dióxido de carbono da atmosfera, armazenam o carbono como açúcar, amido (carboidrato) e celulose.

O carbono é armazenado e liberado continuamente dependendo da planta e da fase de sua vida naquele tempo. As florestas são “armazéns do dióxido de carbono”, mas o efeito de absorção do CO2 existe somente quando elas crescem no tamanho: é limitado assim naturalmente.

 

mangue maranhao cururupu 1Floresta de mangue, Reentrâncias Maranhenses, Cururupu, Maranhão © Roberto Mourão, 2002. 

 

Parque do Mangue da Ilha do Itu, Paraty


Ilha do Itu


Links Relacionados
 (para saber mais)

Links Internos

Links Externos 

 

copyright icon

Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br