logo Mar de CulturaChias


Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty

Fase I: Análise da Situação Atual

 

Conclusões da Análise da Situação Atual: o Diagnóstico

Os instrumentos utilizados foram: a análise F.O.F.A. (ou SWOT, em inglês), que identifica a as ameaças e oportunidades/os pontos fracos e pontos fortes do turismo em Paraty; o estudo do posicionamento atual da cidade como destino turístico, estabelecido de acordo com visão que turista atual e os diferentes públicos envolvidos com o setor turístico têm da Cidade; e o grau de aproveitamento dos produtos turísticos atuais, numa avaliação comparativa entre o valor potencial dos mesmos e o que de fato é percebido pelo mercado, a partir do conjunto das ofertas de atividades estruturadas para o uso pelo turista.

mar cultura diagnostico entorno competicao

mar cultura diagnostico entorno economico

mar cultura diagnostico aspectos sociais

mar cultura diagnostico aspectos ambientais

mar cultura diagnostico paraty territorio

mar cultura diagnostico politica

 
Pontos Fortes

São considerados como pontos fortes e pontos fracos, os aspectos intrínsecos à administração turística, que traduzem circunstâncias positivas ou negativas, convenientes ou inconvenientes, que favorecem ou dificultam o desenvolvimento do turismo cultural em Paraty.

mar cultura diagnostico produto turistico

mar cultura diagnostico promocao turistica


O Posicionamento Atual de Paraty no Mercado

O posicionamento de Paraty como destino cultural, na visão dos turistas atuais coloca a cidade no centro, proporcionalmente dividido entre os eixos cultura/natureza e sensações/estímulo.

É interessante observar que o mapa de posicionamento foi elaborado a partir dos dados da pesquisa com o turista atual, considerando a avaliação do que o visitante identifica como sendo o melhor de Paraty e o que ele mais gostou na viagem.

Em síntese, na visão dos turistas atuais, da comunidade e do trade turístico local, Paraty é um pouco de tudo. Na realidade de mercado esse posicionamento fragiliza o destino, não estabelece liderança e capacidade competitiva.

 

 

Mar de Cultura
Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty