logo Mar de CulturaChias


Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty

Fase II: Objetivos e Metas

 

Objetivos

Desenvolvimento

  • Estruturar novos produtos turísticos, ampliar e qualificar seus usos e atividades, priorizando na primeira fase as linhas de atrativos relacionados às populações tradicionais e manifestações da cultura popular;
  • Melhorar a acessibilidade geral de Paraty através da implantação de uma estrutura de sinalização e informação turística, que possibilite a identificação e a interpretação do patrimônio existente, bem como a orientação dos acessos entre os atrativos/produtos existentes;
  • Qualificar a rede de serviços turísticos para o atendimento do perfil de público desejado, considerado mais experiente e mais exigente;
  • Estruturar roteiros turísticos por linha de produtos, como os alambiques, os ateliês, etc...

Marketing

  • Consolidar a imagem de destino cultural de excelência, caracterizado por uma oferta amplia, diversificada e qualificada;
  • Proporcionar a mudança de perfil do turista que visita a Cidade, motivando e atraindo públicos de maior sensibilidade e interesse pelas questões culturais e de maior geração de receita.

 

Metas

As metas deste Plano de Desenvolvimento estabelecem perspectivas de crescimento qualitativo, o principal desafio é ampliar a participação de mercados estratégicos: São Paulo (capital e interior), Outros Mercado do Brasil (principalmente Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal) e Internacional.


Estimativa de Turistas para 2008 e 2010

mar cultura produtos estimativa fluxo 2008 10

Não se trata, portanto, de metas quantitativas, o desafio é sobretudo de qualidade e que se processará a partir da imagem e posicionamento desejado, com a estruturação de roteiros e produtos, o que irá viabilizar a mudança nas quotas de mercado. Mas será uma mudança gradual, sem rompimentos bruscos, criando uma atmosfera favorável ao câmbio de público, como decorrência do esforço promocional diferenciado por segmento e mercado, da oferta de novos produtos, da qualificação da estrutura e dos serviços turísticos, da otimização das visitas durante a semana, etc..

mar cultura receita 2010


É uma meta que implica em um crescimento global superior a 21%. Pelas análises e estimativas a permanência média deverá elevar-se de 4,8 para 5 dias, estabelece a diferenciação no padrão de consumo entre brasileiros e estrangeiros, com incremento de 15% nos gastos médios dos turistas nacionais e de 40% no dos internacionais.


Orçamento de Promoção

A Organização Mundial do Turismo recomenda que o investimento em promoção corresponda a 2% receita total gerada pelo turismo e é uma referência importante para a definição orçamentária. No caso do Plano Mar de Cultura a proposta é utilizar aproximadamente 4% do incremento da receita prevista para 2010, estimada em R$ 43,6 milhões, o corresponde a um investimento em promoção da ordem a R$ 1,6 milhões a ser aplicado anualmente na promoção do destino.

O orçamento proposto prevê ainda os investimentos por mercado e segmento, conforme as prioridades estabelecidas no portfólio de produtos-mercados e a valoração real da oferta, que considera o grau de conhecimento dos produtos no mercado. Isso significa que aqueles produtos que já têm uma imagem estabelecida no mercado exigem uma estratégia de investimento em promoção diferenciada daqueles que ainda não são comercializados e nem conhecidos.


O Que Vamos Promover

A formulação da estratégia de promoção se fundamenta na criação de uma mensagem global para todos os diferentes mercados, e que será o elemento mais visível da oferta promocional e elemento da identidade turística de Paraty. Esta mensagem global é assim o instrumento estratégico central de toda a atividade promocional, que tecnicamente é constituída por três elementos:

A estratégia estabelece ainda uma comunicação integrada em que todas e cada uma das ações serão acompanhadas pela mensagem global, que assim se converte num guarda chuva para todos os produtos a serem ofertados.

Esta estratégia de integração pretende também chegar a todas as ações de comunicação e promoção do turismo de Paraty que venham a ser feitas pelos setores público e privado.

O Decálogo do Turismo Cultural de Paraty

Derivado da valoração dos atrativos turísticos, da imagem e do posicionamento desejados; e a partir das palavras que, na opinião dos profissionais que atuam no setor turístico do município e de seus turistas atuais, sintetizam ou exprimem o que é Paraty.

O decálogo é o conjunto dos argumentos e dos valores que podem estimular a decisão do turista potencial a viajar a Paraty e é o elemento central utilizado na formulação da mensagem global da promoção.

Os temas relacionados à cultura, ao entorno paisagístico e a atmosfera/ambiência foram os que receberam o maior número de menções e que, na opinião de dos diferentes representantes diretamente relacionados ao turismo cultural da cidade, são as que melhor sintetizam Paraty.

O turista atual compartilha da visão de quem vive em Paraty, destaca os aspectos relacionados à cultura, à paisagem e ao ambiente de tranquilidade.

Neste contexto, o decálogo proposto para Paraty, na perspectiva como destino referência em turismo cultural, é concebido a partir das orientações traçadas na Visão de Futuro e no Posicionamento Desejado, que propõe uma nova abordagem, salienta o valor da produção cultural, em seu ambiente singular, e mescla os aspectos do caráter global e local, da cultura material e imaterial.

mar cultura paraty cultura viva

mar cultura paraty cultura historia

mar cultura paraty paisagem cultural 

A Mensagem Permanente

A estratégia da promoção estabelece uma comunicação integrada onde todas e cada uma das ações de comunicação, fundamentada na criação de uma mensagem global para todos os mercados, que assim se converte num guarda-chuva para todos os produtos a serem ofertados.

A Mensagem Permanente é o slogan que resume os argumentos e valores do destino.

Paraty se caracteriza pela integração de seu rico patrimônio cultural, tangível e intangível, no deslumbrante cenário da Mata Atlântica, contornado pela Serra do Mar e Baía da Ilha Grande, numa paisagem cultural única.

Assim, a mensagem permanente exprime o que é Paraty, um lugar onde riquezas naturais e culturais se integram e instigam ao experimento e à vivência.

mar cultura paraty verde azul

 

 

 

Mar de Cultura
Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty