logo Parque do Mangue fundoWEB   Logo Ecobrasil ecoturismo fundoWEB

Parque do Mangue da Ilha do Itu
Corumbê, Baia de Paraty 
Coordenação: Roberto M.F. Mourão, Albatroz Planejamento - email: roberto@albatroz.eco.br 

PROPOSTA EM DESENVOLVIMENTO

Parceria Socioambiental

parque mangue corumbe baixa


O Empreendimento Condomínio Pedra Grande da Ilha do Itu está negociando com a Associação de Moradores, Agricultores e Pescadores do Corumbê (AMAPBC) parceria para o planejamanto participativo, implementação e operação ecoturística do parque que se pretende implementar.

O Parque, ainda sujeito à aprovação das autoridades administrativas e ambientais atuantes no Município de Paraty e região e da disponibilidade de recursos específicos para seu planejamento, aprovação e implementação.

A aprovação e implementação do empreendimento e do parque em seu manguezal dependem dos resultados da revisão do plano de manejo da APA Cairuçu, onde pretende-se que haja modificação da atual categoria em que a propriedade está inserida: Zona de Preservação da Vida Silvestre (ZPVS), para um mosaico em que parte da ilha tenha alteração de categoria para Zona de Expansão Residencial e Turística (ZERT). Além da definição da capacidade de suporte ambiental e turística da Ilha do Itu, serão considerados critérios de sustentabilidade na construção do condomínio, assim como a disposição dos efluentes (esgoto) produzidos na ilha.

O Condomínio e o Parque, uma vez aprovado e implantado, não será vedada o acesso às praias e costões da Comunidade de Corumbê para atividades extrativistas (pesca artesanal, coleta de ostras e mexilhões, etc.), se de acordo com às legislações vigentes.


Objetivo Geral da Parceria

O Objetivo Geral visa estabelecer, por meio da parceria, promover o desenvolvimento sustentável da região do Saco do Corumbê e da Ilha do Itu.

Objetivos Secundários

  1. Fomentar e apoiar a Associação de Pescadores do Corumbê na captação de recursos para implantação de criatórios marinhos (ostra, siri, camarão, etc.), dentro de padrões sustentáveis e legais da atividade;
  2. Fomentar e apoiar a Associação de Pescadores do Corumbê na captação de recursos para implantação e manutenção agroindústria local sustentável (palmito, hortaliças, fruticultura, etc.);
  3. Fomentar e apoiar a Associação de Pescadores do Corumbê na captação de recursos para preservação e limpeza de mananciais e nascentes, inclusive com recomposição florestal se necessária;
  4. Priorizar a contratação de mão de obra de membros da Associação de Pescadores do Corumbê para serviços de manutenção na Ilha do Itu;
  5. Priorizar a contratação de mão de obra de membros Associação de Pescadores do Corumbê para novas obras na Ilha do Itu;
  6. Priorizar a contratação de mão de obra de membros da Associação de Pescadores do Corumbê para serviços gerais (caseiros, jardineiros, barqueiros);
  7. Priorizar a contratação de mão de obra de membros da Associação de Pescadores do Corumbê para a operação do Parque do Mangue (condução de visitantes, locação de embarcações).

Esses objetivos estão condicionados à possibilidade de implementação do empreendimento Condomínio Pedra Grande da Ilha do Itu.


Gestão, Ações e Projetos - Custeio

Para custeio da gestão, ações e projetos, as partes buscarão recursos com doadores e financiadores criando um Fundo de Gestão. As partes concorrerão para o custeio da parceria na proporção que lhes couber nos trabalhos a serem implementados. Até que hajam recursos disponíveis, cada uma das partes alocará à parceria os custos em que respectivamente incorrerem para a prestação dos serviços que lhes competir prover.

 

Gestão Compartilhada

Para estabelecer as ações e diretrizes básicas do projeto serão utilizados, inicialmente, a Equipe Técnica do Condomínio Pedra Grande da Ilha do Itu.

Uma vez elaboradas as diretrizes iniciais, serão realizadas reuniões entre as organizações parceiras para definir ações, diretrizes e estratégias para captação de recursos e implementação de projetos. Na medida que forem definidas ações e diretrizes, identificados projetos, serão formadas equipes para implementação.

 

parque mangue praia corumbePraia do Corumbê, Paraty © vilacorumbe.com

 

Parque do Mangue da Ilha do Itu, Paraty

Ilha do Itu


Links Relacionados
 (para saber mais)

Links Internos

Links Externos 

 

copyright icon

Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br