Exigências dos Portos para Cruzeiros Marítimos
O rápido crescimento dos cruzeiros marítimos estão criando novas exigências para os portos, quanto a:
- Equipamentos e Infraestrutura
- Qualidade
Equipamentos e Infraestrutura
- pier e cais adequados
- terminais de embarque e desembarque (sem improvisações)
- terminais funcionais, com bom serviço de manejo de bagagens, sobretudo em portos principais (home/turnaround ports)
- altos níveis de segurança (detectores de metais, raio-x, etc.)
- acesso ao cais para as operações de embarque e desembarque
- eficiente cadeia de fornecimento para operadoras de cruzeiros
- melhorias em terminais de navios e check-in
- melhorias em transfers terrestres com boas conexões com terminais aeroviários, rodoviários, ferroviários, metro, etc.
Recente artigo publicado pela mídia local, revela que no porto do Rio de Janeiro, ocorre um monopólio dos serviços de taxis que manipula tarifas, com motoristas negociando o valor das corridas sem critérios claros e justos, de acordo com a ‘cara do cliente’.
As companhias de cruzeiros sempre buscam bons serviços de apoio com facilidades integradas.
Qualidade
Serviços Portuários
- recepção de alta qualidade quanto assistência e informações turísticas
- acessibilidade ao público e ao transporte privativo
- cuidados visando segurança dos usuários (serviço extensivo a acompanhantes)
Serviços Turísticos
- sinalização turística
- oferta de passeios e roteiros a pé
- serviços transporte público eficientes
- lojas e conveniências com horários flexíveis
- apoio local para as agências de excursão.
Infraestrutura Portuária para Turismo no Brasil
Apesar do crescimento vertiginoso observado, a operação portuária dos cruzeiros apresenta entraves que limitam investimentos por parte das companhias de navegação, sobretudo a dois importantes aspectos:
- falta de adequação dos portos para navios de grande porte
- precária infraestrutura dos terminais de passageiros.
No Brasil os portos foram criados com equipamentos para navios cargueiros, e não para embarque/desembarque de turistas de viagens marítimas. Em algumas ocasiões passageiros foram tratados como “carga” nos portos brasileiros, desembarcando em meio a contêineres e mercadorias em geral.
Um caso exemplar é o de Florianópolis, com forte demanda do mercado, mas que não receberá nenhuma escala na temporada 2009-2010 por falta de condições operacionais. Segundo informações, apesar de haver projeto para implantação de moderno porto, o processo está paralisado por desinteresse das autoridades e lobby de representantes da hotelaria.
O porto do Rio de Janeiro, com exploração terceirizada para a empresa Pier Mauá SA, estação marítima considerada como a de melhor infraestrutura do pais, pelas recentes obras de expansão e modernização, possui áreas distintas para embarque e desembarque, atendendo a antigas reivindicações de agentes e operadores. O interesse pelo setor não é unanimidade fora das capitais, com exceção de Búzios e Ilhabela, que estão melhor se equipando para receber navios.
Para ocupar lugar de destaque no segmento, o Brasil precisa modernizar sua legislação portuária e melhorar a infraestrutura dos portos para atender embarque e desembarque passageiros.
Fontes: Palestra “Cruise and Tourism in the Mediterranean and Latest Developments", Malta Workshop; "Port, Tourism and Culture”, Sara Canevello, Setembro 2007. Instituto Internazionale Delle Comunicazioni - ICC, PortNet, Comunidade Européia.
Terminal de passageiros Port Singapore Marina Bay
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