Manual MPE de Melhores Práticas
 
O Manual MPE foi elaborado com o objetivo ser uma “ferramenta ajustável e dinâmica” para uso dos Monitores MPE para consulta e complementação de conhecimentos, assim como material didático para os envolvidos local e regionalmente com os Projetos conveniados. 
 
Em sua elaboração inicial, aos autores foi solicitado se limitarem a textos condensados entre 7 e 15 páginas, desde que não se comprometesse o conteúdo. 
 
A condensação sugerida, que a princípio, poderia ser considerada como negativa, o que seria injusto, uma vez que o inverso também pode ser o certo, pois a condensação forçar-nos a concentrarmos no que é essencial, livrando-nos do supérfluo ou secundário.
 
Formato do Manual
 
O Manual MPE é composto de: Módulos, subdivididos em Seções, que por sua vez são subdivididas em Tópicos, e estes em “sub-tópicos”. 
 
Na composição dos Tópicos, de acordo com o tema que está sendo tratado, podem vir a fazer parte como “sub-tópicos”:
 
  • Texto Teórico (para fundamentar o tema)
  • Caixa de Ferramentas (para aplicar a teoria) 
  • Bibliografia (para saber mais)
  • Estudos de Caso (para conhecer experiências semelhantes)
  • Anexos Técnicos (para complementar a teoria) 
 
Distribuição ao Público Geral
 
Dentro dos aspectos institucionais do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Funbio, o Manual será disponibilizado, gratuitamente, a todos interessados em turismo sustentável e responsável, por meio de download, bastando para isso se cadastrar no website do Programa.
 
Luciana Martins, Ariane Janér, Clara Soares, Roberto Resende (moderador)
Luiz Nelson (pousada), Marcos Borges, Sonia Rigueira, Rogério Dias, Roberto Mourão.
 
Oficina de Planejamento para Elaboração e Definição dos Tópicos
 
Com o objetivo de analisar uma primeira versão de Manual, definir seu conteúdo e formato, buscar subsídios para a revisão e consolidação, definir a forma e os procedimentos de capacitação das equipes no Programa, realizou-se uma oficina de planejamento, no período de 11 a 14 de maio de 2001, na RPPN Fazenda Bom Retiro, em Aldeia Velha, RJ.
 
A oficina, moderada pelo especialista em planejamento estratégico Roberto Rezende, contou com a participação da Secretaria Executiva do Programa:
  • Maria Clara Soares (FUNBIO, coordenadora de programas) 
  • Luciana Martins (MPE gerente do programa)
  • Roberto M.F. Mourão (EcoBrasil, MPE diretor do programa) 
  • Ariane Janér (EcoBrasil, consultora)
  • Marcos Martins Borges (EcoBrasil, consultor)
  • Rogério Dias (consultor)
  • Sônia Rigueira (Terra Brasilis, consultora)
 
Na etapa inicial de orientação da oficina, os participantes manifestaram suas expectativas, que foram organizadas em um painel e analisadas, fundamentando a definição do programa de trabalho. Cumprindo o programa de trabalho previsto, os participantes definiram o grupo-alvo do Programa Melhores Práticas para o Ecoturismo e do Manual.
 
Grupos-alvo - Programa Melhores Práticas para o Ecoturismo
 
Como grupo-alvo principal: as Comunidades Tradicionais em áreas remotas, envolvendo neste conceito as populações tradicionais (quilombolas, ribeirinhos,  extrativistas) e os povos indígenas.
 
Como grupo secundário, não menos importante, empresários de pequenas e médias empresas arroladas no ecoturismo e no turismo de natureza, em operação isolada ou conjunta.
 
Os envolvidos no processo de Capacitação e Treinamento - instrutores e monitores, e os operadores locais de equipamentos e serviços turísticos. Foi considerada a importância de adequação da linguagem do Manual aos grupos-alvo do Programa, evitando uma redação acadêmica.
 
Análise Proposta de Conteúdo da Minuta da Primeira Versão do Manual MPE
 
Foi preparada a minuta de uma primeira versão do Manual para permitir críticas dos participantes da oficina. Individualmente, foi feita uma análise crítica dos textos, registrando os aspectos fortes e fracos para propostas de revisão. 
 
Na ordem seqüencial dos módulos, cada um dos participantes fez a apresentação da análise, discutindo-a com o grupo, sendo documentadas as recomendações para a revisão dos textos com os seguintes conteudos:
 
Módulos Proposta Temática Inicial (Oficina)
Módulo 01    Ecoturismo: Fundamentos e Contextualização
Módulo 02    Meio Ambiente
Módulo 03    Ecoturismo e Comunidades
Módulo 04    Infraestrutura, Equipamentos e Serviços
Módulo 05    Atividades (Ecoturísticas)
Módulo 06    Ganhos Acessórios ao Ecoturismo
Módulo 07    Gestão de Empreendimentos Ecoturísticos
Módulo 08    Monitoramento
Módulo 09   Instrumental (ferramentas de gestão e operaçao
 
 
Conteúdo da Primeira Versão do Manual MPE
 
Na continuidade, os participantes desenvolveram a proposta de revisão da estrutura preliminar dos módulos, títulos, conteúdo específico das seções e dos tópicos de maior relevância, delineando um roteiro básico de elaboração do Manual, com uma proposta de módulos.
 
Na elaboração da versão inicial do Manual, baseado nas sugestões dos autores, instrutores e do Corpo Técnico do Programa, a proposta inicial foi finalmente definida com a seguinte composição: 

Módulos Proposta Temática Final
Introdução    Desenvolvimento Sustentável
Módulo 01    Ecoturismo e Turismo Especializado
Módulo 02    Meio Ambiente
Módulo 03    Ecoturismo e Populações Tradicionais
Módulo 04    Infraestrutura e Serviços
Módulo 05    Atividades (Ecoturísticas)
Módulo 06    Ganhos Acessórios ao Ecoturismo
Módulo 07    Gestão de Empreendimentos Ecoturísticos
Módulo 08   Instrumental (ferramentas de gestão e operaçao
 
 
Manual MPE e a Capacitação de Monitores
 
Na continuidade dos trabalhos, os consultores fizeram uma reflexão sobre o processo de capacitação, considerando os aspectos que devem ser definidos pelos autores/instrutores para a estruturação da capacitação, equipe prevista, pré-dimensionamento da carga horária dos cursos e definição dos procedimentos e bases para a concepção de um sistema de avaliação dos Monitores. 
 
Foi recomendado pelo grupo a abordagem da educação ambiental e da ética profissional permeando todas as disciplinas.
 
Em uma reflexão sobre alternativas de organização dos cursos, foram destacados, segundo a visão individual dos participantes, os aspectos considerados mais relevantes como vantagens e desvantagens de cada uma das alternativas identificadas:
 
  • 1 curso com 50 alunos (Alternativa A)
  • 2 cursos com 25 alunos (Alternativa B).
 
A alternativa de dois cursos com 25 alunos revelou-se, na análise, com maior probabilidade de êxito, sendo a viabilidade de implementação condicionada aos custos e ao agendamento dos instrutores.
 
Concluindo a análise, os participantes consideraram a possibilidade de combinar as duas alternativas inicialmente identificadas, realizando-se um curso com 50 alunos, com duas turmas de 25 participantes. Deverá ser analisado o impacto desta alternativa sobre o custo dos instrutores, que, em uma avaliação preliminar, se mostra com uma relação benefício/custo positiva.
 
Na análise do painel, os participantes concluíram que a alternativa B destaca-se com maior probabilidade de êxito. A viabilidade de implementação desta alternativa está relacionada aos custos e ao agendamento dos instrutores.
 
Uma proposta combinando as duas alternativas analisadas é de se realizar um curso com 50 alunos, com duas turmas de 25 participantes. Deverá ser analisado o impacto desta alternativa sobre o custo dos instrutores, que, nesta avaliação preliminar, se mostra com uma relação benefício/custo positiva.
 
Alternativa A:  1 curso com 50 alunos
 
   Vantagens Relevância
   Maior integração do grupo alta
   Mais opções de mesclar e montar equipes moderada a alta
   Custo operacional menor neutra
   Capacitação mais “uniforme” de Monitores neutra
   Maior facilidade de coordenação / controle disciplinar neutra
   Desvantagens Relevância
   Demanda maior planejamento e coordenação do curso baixa
   Não permite qualquer redirecionamento em caso de falhas baixa
   Dificuldade no manejo de conflitos / condução da turma baixa
   Dificuldade de local para capacitação neutra
   Menor aproveitamento didático/rendimento neutra
 
 
Alternativa B:  2 cursos com 25 alunos cada
 
   Vantagens Relevância
   Aproveitamento didático maior muito alta
   Possibilidade de reorientar o segundo curso  alta
   Possibilita ajuste estágio em projetos moderada
   Facilidade de local para capacitação mais adequado baixa
   Maior assistência do corpo docente neutra
   Mais fácil de controlar neutra
   Reduz “administração” de conflitos neutra
   Menos complexo, facilita logística do treinamento neutra
   Maior qualidade no aprendizado neutra
   Desvantagens Relevância
   Maior custo moderada
   Maior dificuldade de agendar instrutores  baixa a moderada
   Menor integração do grupo neutra
   Menos opções para montar equipes neutra