CCT Trindade Juatinga vilas comunidades 
Proposta de Ordenamento Turístico da Região Trindade-Juatinga
Vilas de Trindade e Oratório - Cond. Laranjeiras - Praias do Sono e Ponta Negra

 

Capacidade de Manejo e Ordenamento Turístico 


O conceito de Capacidade de Carga Turísitica (CCT ou, simplesmente CC) significa o nível de exploração que os recursos naturais de uma determinada região podem suportar, assegurando a máxima satisfação dos visitantes e mínimo impactos negativos sobre o meio ambiente. A determinação da CCT deve ser entendida como uma ferramenta de planejamento que sustenta decisões de manejo. O valor da CCT inicialmente calculado pode variar de acordo com as circunstâncias e, por isso, são necessárias revisões periódicas como parte sequencial de planejamento e gestão da unidade de conservação.

Caso se esteja calculando a CCT pelo método desenvolvido pelo ICMBio para unidades de conservação (Roteiro Metodológico para Manejo de Impactos da Visitação com Enfoque na Experiência do Visitante e na Proteção dos Recursos Naturais e Culturais), para se calcular a Capacidade de Carga Efetiva (CCE), deverá ser aplicado o Número Balizador da Visitação (NBV) e a Capacidade de Manejo (CM), de forma a se chegar ao Ordenamento Turístico desejado.

A Capacidade de Carga Efetiva (CCE) significa o limite máximo aceitável de visitas que se pode permitir em dado período de tempo. Sua determinação considera que uma área protegida tem outros objetivos de manejo a cumprir além da visitação pública e para o cumprimento de todos os objetivos são necessários pessoal, infraestrutura, equipamentos e condições passíveis de serem contabilizados.

A Capacidade de Manejo (CM) é definida como a soma de condições que o gestor ou a administração do espaço turístico necessita para poder cumprir com suas funções e objetivos de manejo.

Na CM são relacionados os recursos, medida em percentagem, sendo definida pela elaboração de duas listagens, sugeridas pelos consultores:

  1. Quantidade Necessária (QN) que são todos os recursos humanos, de equipamentos e de infraestrutura necessários para a implementação de toda a área protegida.

  2. Quantidade Disponível (QD) identificam-se os recursos disponíveis de acordo com a lista de recursos que se adota como necessários.

A CM será igual à porcentagem da QD em relação à QN: CCE = CCR x (CM ÷ 100)


Na Capacidade de Manejo deste trabalho são considerados:

  1. Infraestrutura e Instalações

  2. Pessoal

  3. Equipamentos

  4. Facilidades

  5. Segurança

  6. Comunicação.

A capacidade de manejo deverá ser objeto de negociação dos gestores com os diversos atores e grupos de interesse regionais, uma vez que as responsabilidades terão de ser compartidas.

O Ordenamento Turístico deve ser entendido como um plano que define a estratégia de desenvolvimento sustentável do setor do turismo e o modelo territorial a se adotar e que tem por vocação fundamental agregar os esforços e iniciativas das administrações públicas regional e local e de toda a sociedade à volta de um conjunto de objetivos partilhados.

CC TJ processo implementacao ordenamento turistico

 

Monitoramento e Ajustes 

 De nada adianta estabelecer Capacidade de Carga se não for possível Manejar e Monitorar.

CC TJ fluxograma processo monitoramento

 

 

Proposta de Ordenamento Turístico da Região Trindade-Juatinga  

Observação
As praias da Juatinga - Condomínio Laranjeiras, Sono, Antigos, Antiguinhos e Ponta Negra ainda não tem seus Números Balizadores da Visitação (NBVs) definidos. 


Conceitos Relacionados

Capacidade de Carga Turística (CCT)

camping barraca kombiCampings

 


Saber Mais sobre Trilhas

 

 

Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br