Manual Caiçara de Ecoturismo de Base Comunitária, EcoBrasil e Ibio 2010.
Bem-estar Básico / Turismo com Segurança e Qualidade
As necessidades do turista podem ser colocadas numa pirâmide.
Na base da pirâmide, de baixo pra cima, estão as coisas mais importantes para o bem estar do turista. Para desfrutar da viagem em seu destino deve ser fácil para o turista “escalar” na pirâmide.
- Bem-estar Básico (Segurança, Higiene e Conforto): ninguém gosta de ir a lugares que tem fama de perigoso e sujo.
- Acesso (logística e Informação): mesmo se um local é bonito, porém é difícil chegar ou tem poucas informações disponíveis, pouca gente vai querer visitar.
- Qualidade da Experiência do Visitante: se o local tem condições de receber turistas, a concorrência passa a ser pela qualidade da experiência e do lugar que o turista procura.
- Consciências Ambiental e Cultural: além de condições de conforto e bem-estar que estão na base da pirâmide, os turistas conscientes procuram lugares sustentáveis, cuidando dos atrativos naturais e culturais, evitando prejudicá-los.
- Preço Justo: o preço deve ser justo pois o turista vai avaliar o preço com base na qualidade. Ninguém vai pagar mais por um produto turístico que não tem qualidade mesmo se for vendido com ‘etiqueta’ de “base comunitária” ou “sustentável”.