caicara pescador ponta negraIlustração de pescador, Manual Caiçara de Ecoturismo de Base Comunitária © Instituto EcoBrasil

Comunidades Tradicionais

Caiçaras

Entende-se por Caiçaras as comunidades formadas pela mescla da contribuição étnico-cultural dos indígenas, colonizadores portugueses e, em menor grau, dos escravos africanos. Os caiçaras apresentam uma forma de vida baseada em atividades de agricultura itinerante, da pequena pesca, do extrativismo vegetal e do artesanato. Essa cultura desenvolveu-se principalmente nas áreas costeiras dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e norte de Santa Catarina.

A palavra 'caiçara' tem origem tupi-guarani: ‘caa’ = pau, mato + ‘içara’ = armadilha, ou seja, armadilha feita de galhos e varas entrelaçados, utilizada pelos índios que, com o tempo, passou a identificar pescadores que utilizavam esse sistema artesanal de pesca.

As comunidades caiçaras mantiveram sua forma tradicional, de vida até a década de 1950, quando as primeiras estradas interligaram as áreas litorâneas com o planalto, ocasionando o início do fluxo migratório.

Os caiçaras passaram a chamar a atenção de órgãos governamentais e pesquisadores mais recentemente em virtude das ameaças cada vez maiores à sua sobrevivência material e cultural e pela, contribuição histórica que essas populações têm dado à conservação da biodiversidade, por meio do conhecimento sobre a fauna e a flora e os sistemas tradicionais de manejo dos recursos naturais de que dispõem. Essas comunidades encontram-se hoje ameaçadas em sua sobrevivência física e material por uma série de processos e fatores.

 

Museu Caiçara, Ubatuba
Rua Pescador Antônio Athanásio da Silva 273 - Itaguá
Ubatuba, SP

 

Comunidades Tradicionais


Assuntos Correlatos