Trilhas logo new

OrganizaçãoRoberto M.F. Mourão (roberto@albatroz.eco.br)
                          Albatroz Planejamento 

 

Histórico


Trilhas de Rotas Migratórias

trilhas spreading homo sapiensProvavelmente as mais antigas trilhas surgiram como consequência direta dos movimentos migratórios dos grandes mamíferos, principalmente herbívoros, fugindo do inverno rigoroso.

O homem pré-histórico utilizou as trilhas em busca de abrigo, água, alimento, caça e deslocamentos nômades.

A Etiópia é considerada um dos primeiros locais do surgimento de humanos anatomicamente modernos - os Homo sapiens. O recente paradigma de origem africana sugere que o Homo sapiens migrou da África há cerca de 100 mil anos, espalhou-se por toda a Ásia aproximadamente 60 mil anos atrás, e posteriormente povoou outros continentes e ilhas. (Click aqui ou no mapa para ampliar).

Os humanos modernos começaram como caçadores-coletores, buscando e matando o que precisavam para sobreviver e, quando necessário, movendo-se em busca de recursos alimentares disponíveis.

trilhas hunters serra capivaraA arte mostra a evidência mais definitiva e generalizada da arte simbólica real decorrente da Europa há pelo menos 40 mil anos atrás, com suas cavernas magnificamente pintadas, como nas cavernas de Chauvet e Lascaux, na Europa ou na Serra da Capivara, no estado do Piauí, no Brasil.

Cerca de 9000 anos atrás, o Neolítico viu o início da agricultura, que mudou toda a dinâmica das sociedades para um estilo de vida mais sedentário, com residências permanentes surgindo em todo o lugar.

Os paleo-indígenas originaram-se da Ásia Central, atravessando a ponte terrestre de Beringia entre o leste da Sibéria e o atual Alasca.

homo sapiens walking cookingHá pelo menos 10 mil anos o homem habita o território que hoje conhecemos como Brasil. Os seres humanos viveram nas Américas até o final do último período glacial, ou mais especificamente o que é conhecido como o máximo glacial tardio, não antes de 23.000 anos antes do presente com rotas de migração sempre são debatidas e questionadas.

De qualquer forma, para nosso tema - trilhas, as migrações se deram por milhares de anos por populações nômades por meio de trilhas selvagens abertas por animais ou em caminhadas de deslocamentos, caça ou vigilância de territórios.

 

No Brasil

trilhas terra papagali webQuando os portugueses aqui chegaram em 1500, estima-se que havia aqui cerca de 5 milhões de índios divididos em milhares de tribos e falando mais de mil línguas diferentes.

Desde então, o Brasil teve vários nomes:

  • Pindorama (nome dado pelos indígenas)
  • Ilha de Vera Cruz, Terra Nova e Terra dos Papagaios (1501), 
  • Terra de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz (1503), 
  • Terra Santa Cruz do Brasil e Terra do Brasil (1505, pelo pau-brasil)
  • e, finalmente, Brasil, desde 1527.

trilhas cacador tapuiaOs índios foram importantes demarcadores de caminhos conduzindo seus grupos em trilhas por matas, campos e cerrados além das hidrovias naturais - os rios, as trilhas aquáticas.

Ainda hoje, na Amazônia, os deslocamentos curtos e longos se fazem por 'avenidas' e caminhos fluviais desde pequenos igarapés e aos grandes rios.

Uma enorme diversidade cultural, resultado de um longo e complexo convívio com uma natureza tropical extremamente diversificada. Viviam essencialmente da caça e coleta de vegetais. Também praticavam agricultura, principalmente da mandioca e do milho, em estreita harmonia com a natureza.

O conhecimento indígena a cerca da fauna e flora nativas era enorme e ainda representa uma das maiores fontes de conhecimento sobre nossa natureza eram fundamentais para os portugueses colonizadores, que aprendiam como sobreviver na floresta tropical. Em todas as tribos existem excelentes caçadores, batedores, rastreadores e exploradores.

Entradas e Bandeiras, pelas Trilhas e Caminhos Indígenas

Durante o primeiro século de ocupação (1500 - 1600), o europeu ocupou basicamente o litoral brasileiro, devido as dificuldades encontradas nos confrontos com os indígenas e ao próprio relevo e clima quente que tornavam difícil o acesso ao interior do país.

trilhas tropeiros serra dos orgaos frans postJá no século XVII, várias pequenas expedições começam a desbravar o interior a procura de ouro (e de índios para o trabalho escravo). Foram as chamadas Entradas, expedições particulares de empresários que arcavam com os custos da viagem e arriscavam tudo em busca das riquezas brasileiras.

As Bandeiras, assim chamadas por portarem uma bandeira, foram expedições maiores e bem equipadas acompanhadas por guarda militar e financiadas pela Coroa Portuguesa, que oferecia terras e títulos a quem encontrasse ouro em terras brasileiras.

A visão idealizada dos bandeirantes apresenta-os bem compostos, geralmente usando chapéu, gibão e botas altas. São assim representados em muitos monumentos, e é provável que alguns deles, ao menos, assim saíssem de casa, no início de uma bandeira. Sim, alguns deles, os chefes, talvez. A maioria dos integrantes de uma Bandeira não devia ter recursos para tanto.

Para quem pretendia percorrer a pé os sertões desconhecidos, não era possível ter bagagem considerável. Quem iria carregá-la? Mesmo que índios fossem incumbidos da tarefa, não se pode transportar o mundo às costas de seres humanos. Assim, levava-se, claro, alguma roupa, cobertores, a rede para dormir... e não muito mais que isso.

trilhas tropeiro tropa de mulas debretPunham-se, então, em marcha, munidos de chumbo e de pólvora, uns levando um fuzil e outros um arco e flechas, todos armados de comprida faca, de que se serviam tanto para a defesa pessoal como para cortar os galhos das árvores e esfolar os animais selvagens.

trilhas tropeiro armado com tropa debretIam descalços, com um cinturão de couro cru à volta dos rins e, na cabeça, um chapéu de palha de abas largas, sem outra vestimenta além de uma braga de tela grosseira de algodão e uma camisa curta, com as fraldas por fora das bragas; algumas vezes traziam uma couraça e coxotes de pele de veado (gibão e perneiras). Cada um levava um saco de couro a tiracolo, com suas provisões.

Muitos dos bandeirantes eram filhos de brancos com índias e os caminhos e trilhas indígenas foram aproveitados pelos europeus para penetrar no interior do país. O mito desses bandeirantes como assassinos de índios (não querendo dizer que não houve matanças) foi criado pelos padres jesuítas que viam nos bandeirantes concorrentes aos negócios da Igreja. 

Naquelas explorações os europeus utilizavam indígenas “pacificados” como batedores para encontrar trilhas, caminhos, passagens, alimentos e outras tribos indígenas.

Trilhas e Tropeiros

trilhas tropeiros mapa estrada real editado

Nesses caminhos e trilhas tradicionais se destacam: o Caminho do Ouro ou Estrada Real e outras trilhas percorridas pelos tropeiros, os condutores de tropas ou comitivas de muares (mulas e bestas de carga) e cavalos entre as regiões de produção e os centros consumidores no Brasil a partir do século XVII.

Click aqui para ver mapa do Caminho do Ouro detalhado.

Mais ao sul do Brasil, também são conhecidos como carreteiros devido às carretas com as quais trabalhavam. Cada comitiva era dividida em lotes de sete animais, cada um aos cuidados de um homem que os controlava através de gritos e assobios. Cada animal carregava cerca de 120 quilos e chegava a percorrer até 3.000 quilômetros.

Um dos marcos iniciais do tropeirismo foi quando a Coroa Portuguesa instalou, em 1695, na Vila de Taubaté, a Casa de Fundição, também chamada de Oficina Real dos Quintos. A partir de então, todo o ouro extraído das Minas Gerais deveria ser levado a esta Vila e, de lá, seguia para o porto de Paraty, de onde era encaminhado para o reino via cidade do Rio de Janeiro.

trilhas tropeiros barras de ouro cunhadasAs Casas de Fundição recolhiam o ouro extraído nas Minas Gerais, purificavam-no e o transformavam em barras, nas quais era aposto um cunho que a identificava como "ouro quintado", isto é, do qual já fora deduzido o tributo do "quinto" - popularmente dando origem à expressão "quinto dos infernos". Era também expedido um certificado que deveria acompanhá-la daí em diante.

Ao longo das rotas pelas quais se deslocavam, ajudaram a fazer brotar várias das atuais cidades do Brasil.

trilhas tropeiros santos benedito calixtoOs tropeiros transportavam uma grande variedade de mercadorias como açúcar mascavo, cachaça, vinagre, vinho, azeite, bacalhau, peixe seco, queijo, manteiga, biscoito, passas, noz, farinha, gengibre, sabão, fruta seca, chouriço, salame, tecido, alfaias, marmelada, coco, carne seca, algodão, sal, ferramentas, armas, vidros para janela, etc.

As cidades de Taubaté, Sorocaba, Santana de Parnaíba e São Vicente em São Paulo, Viamão e Cruz Alta no Rio Grande do Sul e Castro no Paraná são algumas das pioneiras que se destacaram pela atividade de seus tropeiros.

Por trilhas e caminhos tradicionais indígenas, os bandeirantes - brancos, negros e índios "brandiram achas e empurraram quilhas vergando a vertical de Tordesilhas", fazendo o Brasil que temos.



Trilhas