Trilhas logo new

OrganizaçãoRoberto M.F. Mourão (roberto@albatroz.eco.br)
                          Albatroz Planejamento 

 

Estudo de Caso

Trilhas de Longo Percurso

Apallachian Trail / Trilha dos Apalaches 

 

appalachian states mapFatos

  • A Appalachian Trail (AT) ou Trilha dos Apalaches, se estende por mais de 3.500 km ou 2.175 milhas, ao longo da costa leste dos Estados Unidos;

  • É a mais longa e sinalizada trilha do mundo e vai do Estado da Geórgia ao Maine.

  • Ela conecta 14 estados e passa por cumes e vales da Cordilheira dos Apalaches.

  • Muitos trechos da AT estão a poucas horas de carro para milhões de americanos, mas poucos caminharam em toda sua extensão. Todos os anos, milhares de pessoas tentam caminhar por toda a AT. Apenas um em cada quatro é bem-sucedido.

  • O AT é dividido em quatro seções: as Montanhas do Sul, as Montanhas da Virgínia, as Terras Baixas do Atlântico Médio e a Nova Inglaterra.

  • A AT foi proposta pela primeira vez em 1921 por Benton MacKaye, ex-guarda florestal e editor de jornais. Ele esperava que a trilha fosse uma maneira das pessoas escaparem da vida da cidade e se reconectar com a natureza selvagem.

  • appalachian hiker katahdin beerFoi em grande parte o trabalho de voluntários que encontraram rotas, mapas feitos e clubes de trilhas locais estabelecidos e não foi completada como um caminho contínuo até 1937.

  • Mesmo hoje, a AT é mantida por milhares de voluntários que limpam a trilha, as árvores caídas, retocam os marcadores de trilha e alertam os caminhantes de perigos.

  • Alguém que pretende caminhar toda a trilha de uma só vez é conhecido como um caminhante "2,000-miller". Os "day-hikers" ou "section-hikers"  fazem pequenos trechos da trilha. Todos os anos, cerca de 2.000 caminhantes tentam enfrentar o comprimento total da AT. Cerca de 2 a 3 milhões de pessoas caminham por uma parte da trilha. 

  • Existem dois tipos de caminhantes: Northbound (Georgia to Maine) e Southbound (Maine para a Geórgia). A maioria dos caminhantes caminham para o norte, começando na Geórgia em março ou abril e terminando em Maine em setembro.

  • appalachian hike travel casalMenos de mil pessoas completaram a AT para o sul, em parte porque é uma caminhada mais difícil que começa com o monte Katahdin, a escalada mais difícil de todo o caminho. Se você começar nas South Mountains, a trilha está no topo da Springer Mountain na Geórgia. A trilha é de 10 milhas da estrada de acesso mais próxima. Uma equipe de voluntários ajuda a transportar caminhantes para a linha de partida. Cerca de 15% dos caminhantes jogam a toalha depois de alguns dias de caminhada pela Geórgia pela necessidade de carregar muita carga.

  • A maioria dos caminhantes cobre cerca de 15 milhas (24 km) por dia, levando seis meses para completar toda a trilha. Alguns carregam alimentos com baixa calorias como barrinhas de cereal para manter a força e os mais ativos podem queimar até 6.000 calorias por dia.

  • Appalachian sign on treeMuitos caminhantes pensam que vão ler à noite, mas acabam muito cansados, então muitos livros são descartados.

  • Todos os anos, só uma loja vende 4,5 toneladas de equipamentos, ou aproximadamente 4.5 libras (20 Kg) por caminhante.

  • Mais de 70 milhas de trilhas passam através do Great Smoky Mountains National Park, o parque nacional mais visitado da América do Norte, onde os mochileiros atravessam a montanha mais alta da trilha, o Clingmans Dome, a 6.643 pés (2.024 m), em uma caminhada íngreme de meia milha até o topo da Clingmans Dome, mas uma vez no topo, a torre de observação oferece incríveis vistas de 360 graus do parque.

  • appalachian tarp pitch New HampshireEm seguida, os caminhantes irão enfrentar as Montanhas de Virgínia que, comparado com as Montanhas do Sul, este trecho da trilha é relativamente plano e os caminhantes podem cobrir 20 a 25 milhas (32 a 42 km) por dia.

  • Depois de um mês os mochileiros chegara à cidade de Damasco, Virgínia, na fronteira sul, onde podem parar para comer, se lavar, dormir em uma cama de verdade e estocar em suprimentos. Mais de um quarto das trilhas AT (cerca de 550 milhas) são através da Virgínia. Movendo-se para o norte, 105 milhas desta seção atravessam o coração do Shenandoah National Park.

  • A AT é o lar de milhares de plantas e animais diferentes. O urso preto é um dos maiores animais que vivem ao longo da trilha. Eles são especialmente comuns no Parque Nacional Shenandoah N.P. As câmeras escondidas ou armadilhas fotográficas (camera traps) capturam mais de 5.000 imagens de criaturas itinerantes perto da AT, incluindo linces, raposas, cervo e guaxinins.

  • appalachian trail backpackingAs cobras venenosas, incluindo a cascavel e a jararaca-cabeça-de-cobre, são comuns ao longo de seções mais rochosas da trilha.

  • A elevação mais baixa da caminhada vem quando a AT cruza o Rio Hudson, na Bear Mountain Bridge. As Terras Baixas do Atlântico Médio correm para a quarta e última seção da AT: o estado de New England.

  • Através de New Hampshire e Maine, o caminho é acidentado, íngreme e escorregadio. Os 281 quilômetros de trilha do Maine são alguns dos mais árduos e remotos para caminhar em todos os 14 estados.

     

appalachian triple crown outlookO McAfee Knob, um mirante natural, localizado na Catawba Mountain, Virgínia.
É nomeado para um colonizador escocês-irlandês do século XVIII.
É considerado um dos pontos mais cênicos ao longo da Trilha dos Apalaches.
A vista oferece panorâmica do Catawba Valley, 3.400 metros abaixo.
 

 

Estudos de Caso - Trilhas de Longo Percurso

Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail USA

Para Sobre Mais sobre Trilhas