Trilhas logo new

OrganizaçãoRoberto M.F. Mourão (roberto@albatroz.eco.br)
                          Albatroz Planejamento 

 

Estudo de Caso

Trilhas de Longo Percurso

Apallachian Trail / Trilha dos Apalaches 

 

Flora

Click aqui para a lista de espécies da Flora dos Montes Apalaches - iNaturalist.org.

A Flora dos Apalaches é diversa e varia principalmente em resposta à geologia, à latitude, à elevação e à disponibilidade de umidade.

appalachian shuksan cascade washington grass skyNorth Cascades National Park. Shuksan, Whatcom, Washington.


Geo-botanicamente, ela constitue uma província florística da região atlântica norte-americana. Os Appalaches consistem principalmente em árvores de folhas largas decíduas e coníferas de folhas de agulha de folhas perenes, mas também contêm o azevinho americano de folha larga perene (Ilex opaca) e a coníferas de folha de agulha decídua, o matochar ou o larício oriental (Larix laricina) .

appalachian forest trail bikesA conífera dominante ao Norte e da alta altitude é o abeto-vermelho (red spruce, Picea rubens), que cresce do nível do mar próximo a mais de 4.000 pés (1.200 m) acima do nível do mar no norte da New England no sudeste do Canadá. Também cresce para o sul ao longo da crista dos Apalaches até as elevações mais elevadas ao sul, como em North Carolina e no Tennessee. 

appalachian treeNos Appalaches centrais geralmente é confinado acima de 900 m, exceto por alguns vales frios nos quais ele alcança elevações mais baixas. No sul dos Apalaches é restrito a elevações mais elevadas.

Outra espécie é o abeto-preto (black spruce, Picea mariana), que se estende ao norte da América do Norte, é encontrado em altitudes elevadas nos Appalaches do Norte e em pântanos no extremo sul da Pensilvânia.

Os Apalaches também são o lar de outas duas espécies de abeto, o abeto-balsâmico-boreal (Abies balsamea) e o endêmico do sul, o abeto-Fraser (Abies fraseri).

O abeto Fraser é confinado às partes mais altas das Montanhas Apalaches do sul, onde, juntamente com o abeto vermelho, forma um ecossistema frágil conhecido como a floresta dos abetos dos Apalaches do Sul. Abeto-Fraser raramente ocorre abaixo de 5.500 pés (1.700 m), e se torna o tipo de árvore dominante em 1.900 m (2300 pés).

appalachian floresta cabin folhasEm contraste, o abeto balsamo é encontrado do nível do mar próximo à linha da árvore nos Appalaches do norte, mas varia apenas no extremo sul da Virgínia e da Virgínia Ocidental nos Appalachianos centrais, onde geralmente é confinado acima de 1.200 m, exceto em vales frios. Curiosamente, está associado com carvalhos de Virgínia. 

As florestas de carvalho dos Apalaches do Sul e do Centro consistem principalmente em carvalhos pretos, vermelhos, brancos, castanhos e escarlatados do norte (Quercus velutina, Q. rubra, Q. alba, Q. prinus e Q. coccinea).

As florestas mais ricas geralmente em enseadas e em encostas suaves, têm predominantemente carvalhos brancos e do norte, enquanto os locais mais secos são dominados por carvalho castanho ou, às vezes, por carvalho escarlate ou norte. Nos apalaches do norte, os carvalhos, exceto o vermelho branco e o norte, abandonam, enquanto o último se estende o mais distante do norte.

As florestas de carvalho geralmente carecem de diversas pequenas árvores, arbustos e gramídeas.

De acordo com um estudo de 2000, mais de 6,000 espécies de plantas são documentadas nos Apalaches. Os cientistas acreditam que o número real é bem maior.

As montanhas são bem conhecidas por azáleas e rododendros. columbine, que cobrem algumas encostas e a salsaparrilha selvagem cresce em madeiras secas e abertas.

A maioria dessas espécies são os bloomers da primavera e do verão, mas o ferro dourado, o laço da rainha Anne, o pedreiro e aster podem ser encontrados no outono e, ocasionalmente, no início do inverno.

A Fauna e Flora, as paisagens dessas florestas constituem verdadeiros 'cartões postais' que atraem e encantam milhares de visitantes todos os anos aos Apalaches.

 

 

Estudos de Caso - Trilhas de Longo Percurso

Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail USA

Para Sobre Mais sobre Trilhas