africa overland logo brown CA

     por:  Roberto M.F. Mourão (roberto@albatroz.eco.br)
               Albatroz Planejamento 


Estudo de Caso

Trilhas de Longo Percurso

Overland Travel: África, de Londres, UK a Dar-es-Salaam, Tanzânia, 1985-86

 

Diário de Viagens & Fotos, destaques


Ghardaïa, Argélia, 28 novembro 1985, quinta-feira

africa diario Ghardaia tuareg cameloPor volta das 10:30h chegamos a Guardaïa, a maior cidade-oásis na rota que estamos percorrendo. Esta é a rota original dos primeiros Ralies Paris-Dakar. Só irá mudar ao chegarmos a Niger, próximo à fronteira da Nigéria. Seguiremos para leste, enquanto que para Dakar, ruma-se para oeste.

Casas pintadas de amarelo claro ou ocre por fora e nas áreas internas em azul piscina. Um belo efeito quando visto de longe. Logo que estacionamos gritos de viva dos companheiros: chuveiros com água quente no prédio da estação rodoviária. Banho 10 dinars. Fazia 4 dias que eu não tomava banho. A primeira enxaguada do meu cabelo saiu marrom. Uma maravilha a sensação de corpo limpo, cueca, meias e camiseta "zero km".

africa diario Guardaia mulher cobertaDepois saí a vagabundar pela cidade - que não tem medina, na realidade toda a cidade é uma medina. Saímos eu e os Daves. Rodamos perdidos pelas ruelas cheias de portas coloridas e escadarias que parecem não levar a lugar nenhum e ao mesmo tempo a todo lugar. Luz do sol só a que vem de cima. Estamos a caminhar num verdadeiro labirinto de séculos de existência e que pouco mudou neste tempo todo...

Muitas crianças a brincar. Mulheres todas inteiramente cobertas. Descoberto só o essencial: um olho (!!!) e os pés. São como vultos fantasmagóricos, sem identidade, sem rostos. Segundo soube, à medida que seguimos em direção sul da África árabe, o machismo aumenta. Mulher descoberta com mais de 12 anos é mal vista !