logo TBC paxcaipiraWEB  

 

Albergue Comunitário Matsiguenka

Estudo de Caso

Fonte e Fotos: Roberto M.F. Mourão, Instituto EcoBrasil, 2006


No programa do Ministério do Turismo: Excelência em Turismo, idealizado e parcialmente implementado pelo Instituto EcoBrasil, em 2005, na viagem técnica ao Peru, a programação incluiu visita ao 'albergue ecoturístico comunitário' da Comunidade Matsiguenka, localizada no Parque Nacional Manu.

As comunidades Matsiguenka de Tayakome e Yomibato, com cerca de 150 pessoas cada, vivem de atividades econômicas de subsistência.

Com a intenção de criar alternativas economicas sustentáveis para as comunidades, foi elaborado um projeto de turismo de base comunitária, cujo componente principal era Casa Matsiguenka, construida às margens do Rio Manu, a cerca de 8 horas de barco de suas comunidades. Em 1995, foi fundada a Empresa Multicomunal Casa Matsiguenka, para gerir o empreendimento, que vis a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Em 1997, o projeto foi viabilizado com a criação da parceria entre a Cooperación Técnica do Governo Alemão, via GTZ (agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento), o Sistema Nacional de Áreas Naturales Protegidas del Peru (Fanpe-Inrena) e a Asociación Peruana para la Conservación de la Naturaleza (Apeco), que firmaram um acordo autorizando a Empresa Multicomunal Matsiguenka a fazer uso de área na zona de amortecimento do Parque Nacional Manu para construção do albergue de selva.

Em 1999 chegaram os primeros visitantes, iniciando-se a experiência pioneira e autêntica com as comunidades Matsiguenka do parque.

O acesso ao albergue, assim como a outros atrativos e hotéis de selva regionais se faz através do Hub Ecoturístico de Boca Manu.


Acesso à ao Albergue Turístico Comunitário


Bangalô da administração do albergue


Bangalô-refeitório


Vista interna do refeitório


Bangalô-loja de artesanato Matsiguenka


Artesanato Matsiguenka


Cozinha


Bangalô de hospedagem em palafita para evitar umidade


Proteção com buchas de óleo queimado contra insetos


Alojamento rústico com camas com mosquiteiros


Sanitários



Parceiros


GIZ Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit
Agência Alemã de Cooperação Internacional
A GTI, ex GTZ, empresa pública de direito privado, foi criada em 1974 com o objetivo de gerenciar os projetos de cooperação técnica. É responsável pela implementação da contribuição alemã, por delegação do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ). A Cooperação Técnica constitui um instrumento de aprendizagem conjunta, a partir do apoio a iniciativas inovadoras de desenvolvimento empreendidas por instituições e organizações brasileiras. A contribuição alemã visa a fortalecer essas iniciativas por tempo limitado, até que os beneficiados alcancem uma situação que lhes permita prescindir do aporte externo.

Asociación Peruana para la Conservación de la Naturaleza
Asociacíon Peruana para la Conservación de la Naturaleza - Apeco es una asociación civil sin fines de lucro que, desde su fundación en el año 1982, viene desarrollando concientización sobre "conservación de la biodiversidad" y "desarrollo sostenible" en el Perú, considerándose una de las organizaciones con más experiencia y seriedad en la actualidad. APECO promueve el desarrollo de capacidades a nivel local y regional para consolidar la gestión pública de las aéreas protegidas y de las comunidades relacionadas.

Instituto Nacional de Recursos Naturales
Inrena es un organismo público descentralizado del Ministerio de Agricultura, creado por Decreto Ley, con personería jurídica de derecho público interno, autonomía técnica, administrativa, economíca y financiera. Inrena esta conformado en base a entidades del Ministerio del Agricultura vinculadas al manejo y aprovechamiento de los recursos agua, suelos, forestal y fauna silvestres.