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Impactos Ambientais de Navios de Cruzeiros


Dióxido de Carbono

cruise ship waste princess cruisesO jornal Telegraph of London publicou um artigo intitulado “Flying Three Times Greener than Cruising” (“Voando três vezes mais limpo do que navegando"), que revela que um navio de cruzeiros emite três vezes mais dióxido de carbono que um avião a jato.

O artigo cita pesquisa que revela que um navio da companhia Carnival, considerando base per capita, a pegada ecológica de que um passageiro de navio é 36 vezes maior que um passageiro de um jato 747.

A Carnival Cruise Lines revela que seus navios lançam em média 712 kg de dióxido de carbono na atmosfera por km (2.300 libras por milha náutica). 

O artigo considera um típico cruzeiros de 6 dias no Caribe (roud-trip Fort Lauderdale-Key West-Grand Cayman-Jamaica), que percorre cerca de 3.100 Km (1.670 milhas), emite cerca de 1.750 toneladas (3,85 milhões de libras) de dióxido de carbono.

Se considerarmos que o plantio de 3,5 árvores compensa 1 tonelada de CO2, será necessário plantar 500 árvores para compensar. Será que os navios em cruzeiro no Brasil estão compensando suas emissões de CO2? Plantar árvores poderia ser uma boa forma de compensar ambientalmente suas operações no país.


Águas Servidas

infographic wastewater cruiseshipAs águas servidas são as águas provenientes da totalidade do esgoto doméstico, comercial ou industrial, derivadas dos vasos sanitários, chuveiros, lavatórios de banheiro, banheiras, tanques, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha e lavagem de automóveis.

Para fins de separação e reuso, as águas servidas compõem-se das águas negras (vasos sanitários e pias de cozinha) e águas cinzas (chuveiros, lavatórios de banheiro, banheiras, tanques, máquinas de lavar roupas e lavagem de automóveis).

Os impactos que navios causam aos oceanos ocorre em consequência de resíduos que eles lançam nas águas que navegam.

Segundo informa um relatório do website CharterWave.com, um típico navio de cruzeiros, de capacidade de 3.000 pessoas (2.000 passageiros + tripulação), produz milhões de litros de efluentes provenientes de chuveiros, pias, restaurante, lavanderia e de água contaminada por óleo por semana.

Lógico que esta poluição pode estar sendo atenuada caso, como alegam as companhias de navegação, estes efluentes estejam sendo convenientemente tratados.

Segundo a ong Friends of the Earth, as águas servidas são provenientes de banheiros, chuveiros, piscinas, bares, restaurantes, spas, salões de beleza, etc. Além de águas contaminadas com óleos lubrificantes provenientes de equipamentos e maquinaria.


Produção Semanal de Poluentes de Navios de Cruzeiros

cruzeiros Splendor of Seas pollution cruise law newsUm navio de grande porte numa semana produz:

  • 600 litros de lixo tóxico
  • 114 mil litros de águas de sentina
  • 950 mil litros de esgoto humano
  • 5.500 m³ de águas cinza (provenientes de chuveiros, pias, banheiras, lavanderia, etc.), equivalentes a aproximadamente 2 piscinas olímpicas por semana.

Pesquisa realizada no Alasca com 29 navios, com lançamentos que variavam de mil (4,5 m³) a 74 mil galões (335 m³) de esgoto por navio por dia, pela agência Norte-Americana de Proteção Ambiental (US Environment Protection Agency) resultando numa media de 21 mil galões (95 m³) de águas servidas por dia por navio.

Acima foto do navio de cruzeiros Splendour of the Seas, da Royal Caribbean, lançando poluentes no mar.

Multas

Como pode ser observado no website Cruise Junkie, que monitora danos, desastres e irregularidades decorrentes de navios, vultosas multas são frequentemente aplicadas às linhas de cruzeiros:

  • Cunard Line
    multa US$ 23,5 milhões após o Royal Viking Sun ter destruído corais no Golfo de Aqaba.
  • Royal Caribbean Cruises (1988 - 2000)
    Multada 4 vezes em mais de US$ 30 milhões, por ter jogado ao mar águas poluídas e tóxicas e, em seguida, ter falsificado relatórios.
  • Princess Cruises (janeiro 2007)
    Multa de US$ 750 mil por ter atropelado e matado uma baleia no Alasca em 2001.
  • Sea Diamond, Louis Cruises (2007)
    Após naufrágio do Sea Diamond, a companhia Louis Cruises foi multada em US$ 1,17 milhões por poluição no mar 2007 com 450 tons de combustível e óleo.
  • Ecstasy, Fantasy, Imagination, Paradise, Sensation, Tropicale, Carnival Corporation
    Diversas multas entre 1996 e 2001 totalizando mais de US$ 18 milhões por lançamento de óleo e falsificado relatórios.
  • Sovereign of the Seas, Monarch of the Seas, Song of America, Nordic Prince, Nordic Empress, Royal Caribbean Cruises
    Multa de US$ 8 milhões por lançamento de óleo e falsificação de relatórios.

cruzeiro Sperm Whale killed ferrie Canary Islands

 

Um cachalote é morto após uma colisão com uma balsa rápida de viajar entre as ilhas de Gran Canaria e Tenerife.

Mais colisões entre baleias e ferries ocorrem nas Ilhas Canárias do que em qualquer outro lugar do mundo devido a uma combinação de crescimento do turismo e de elevada densidade de espécies de cetáceos.

© M. Carillo, 2011
    www.canarianconservation.org

 

 

Fontes
www.charterwave.com, artigo publicado em fevereiro 2008.
www.charterwave.com/yachts-vs-cruise-ships/environmental-impact.html
www.cruisejunkie.com

 

 

Análise de Impactos de Cruzeiros Marítimos


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