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TBC Comunidades Indígenas e Turismo

Diretrizes de Boas Práticas

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Adaptação

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Princípios de Turismo Indígena Responsável 

Os seguintes princípios devem ser utilizados como base para o desenvolvimento de novos produtos e experiências de turismo.
Eles servem de base para as Diretrizes.

Participação plena e efetiva
Certifique-se de que as Comunidades Indígenas e os fornecedores participem de todas as discussões estratégicas e compartilhem a tomada de decisões com base nos ditames de suas leis e costumes tradicionais. As empresas de viagens devem manter as comunidades e fornecedores indígenas bem informados de todas as decisões comerciais relevantes.


Engajamento Equitativo
Certifique-se de que as Comunidades Indígenas são tratadas como parceiros comerciais iguais e compreendem claramente as implicações de todos os arranjos para garantir a participação equitativa. As próprias Comunidades Índígenas, em vez da empresa de viagens, devem determinar o nível de envolvimento nas atividades de turismo.

Consentimento informado
Informe as Comunidades Indígenas de quaisquer atividades que possam afetar seu bem-estar e garantir que sejam livres de exercer seu direito à autodeterminação.

mpe manual brush empresario indio fundo verdeValores empresariais
Respeite os valores, costumes e convenções tradicionais em todas as transações comerciais.

Compras locais
Dar prioridade aos fornecedores indígenas ao comprar e ofertar bens e serviços. Esses fornecedores devem ser tratados de forma justa e promovidos adequadamente.

Suporte da comunidade
Assegurar relações comerciais justas e equitativas com comunidades ou fornecedores indígenas. Fornecer oportunidades diretas de emprego e treinamento de habilidades para as comunidades indígenas locais.

Propriedade local
Assegurar os membros da Comunidade Indígena e obter benefícios diretos dos produtos e serviços turísticos.

Trabalho decente
Respeite os direitos trabalhistas, forneça ambientes de trabalho seguros e seguros para os funcionários e assegure o pagamento mínimo de um salário digno (geralmente superior ao salário mínimo e dos custos de vida locais) e oferece oportunidades para o avanço.

Leis e práticas costumeiras
Compreenda, respeite e aceite normas tradicionais, direitos de propriedade da terra e sistemas de gestão.

mpe brush pajeindio doente webConhecimento tradicional
Faça todo o esforço para garantir que o conhecimento tradicional e suas representações - incluindo obras de arte, artesanato, cerimônias, rituais, artes cênicas e todos os ativos intangíveis - sejam protegidos contra a exploração comercial.

Operadores turísticos
Só devem usar o conhecimento tradicional das comunidades indígenas com o consentimento total da comunidade.

Proteção do Patrimônio Cultural
Certifique-se de que terras, territórios, locais sagrados e recursos tradicionais sejam usados ​​com o pleno conhecimento e consentimento das comunidades e protegidos contra a exploração.

Monitoramento e Avaliação
As empresas de viagem devem garantir que um processo esteja no lugar para rastrear os impactos da relação comercial, a fim de minimizar possíveis resultados negativos e garantir resultados positivos. Além disso, assegure-se de que haja um processo para resolver possíveis queixas.

mpe brush indioturista webInteração Cultural
Promover interações respeitadoras entre visitantes e hospedeiros que promovam a compreensão transcultural e não perturbem as rotinas diárias.

Interpretação colaborativa
Certifique-se de que todas as narrativas e narrativas contadas sobre as Comunidades Indígenas são precisas, aprovadas e aprovadas pela própria comunidade indígena, com respeito e apreciação pelas línguas tradicionais.

Manejo da Herança Tradicional / Recursos Ambientais e Culturais
Trabalhe na conservação de recursos naturais e culturais e ajude as Comunidades Indígenas a administrar e proteger esses ativos, que constituem a base de seus negócios turísticos.

 

Diretrizes

GUIA 1
Dependendo da escala e da natureza do relacionamento comercial com a comunidade indígena, recomenda-se que as empresas de viagens conduzam uma pesquisa minuciosa sobre organização e governança comunitária, antes de envolver membros da comunidade ou fornecedores em relações comerciais. Uma compreensão abrangente dos vários aspectos da governança e organização tradicionais é útil em uma comunicação eficaz e culturalmente apropriada, e na realização de reuniões. As empresas de viagens devem se familiarizar com os seguintes aspectos dos protocolos comunitários e dos fatores baseados em locais.
> Comunicações tradicionais e processos de tomada de decisão.
> Autogoverno e tradições e liderança de governos indígenas.
> Legislação tradicional / costumeira que pode afetar as operações de turismo.
> Propriedade de recursos, incluindo terra ou territórios tradicionalmente reivindicados (quando possível determinar).
> Propriedade cultural e leis de propriedade intelectual (se existente)
> Costumes e valores tradicionais associados à realização de negócios.
> Questões históricas e sociais, como pobreza, acesso à educação, saúde, infra-estrutura e serviços e marginalização.
> O nível de compreensão e conhecimento, alfabetização, matemática e proficiência linguística da comunidade.
> Condições econômicas locais e salários.
AÇÕES CHAVE
Ao se envolver com comunidades indígenas novas para o turismo ou propor uma ampliação significativa de uma experiência existente:
> Definir o escopo da pesquisa com base na escala de novas relações comerciais. As empresas de viagem podem assegurar uma compreensão completa dos assuntos organizacionais e de governança listados acima através de discussões com a comunidade ou fornecedor indígena.
> Compartilhe informações com todos os funcionários envolvidos no processo de planejamento.
> Certifique-se de que os contratos de fornecedores refletem os resultados das discussões de due diligence.
Para relacionamentos comerciais existentes ou iniciativas em pequena escala:
> Compartilhe informações com todos os funcionários envolvidos no processo de planejamento.
> Se o relacionamento comercial está em expansão, determine o escopo da pesquisa com base na escala da relação comercial em constante evolução.
> Certifique-se de que o contrato do fornecedor reflete os achados.