inca logo

 

Estudos de Caso

Trilha Inca / Inca Trail, Machu Pichu, Peru

 

Introdução

A Trilha Inca para Machu Picchu ou Red Caminera de Tahuantinsuyo para Machu Picchu, consiste em 3 caminhos sobrepostos:

  • Rota Mollepata

  • Rota Clássica

  • Rota de um dia

A Rota Mollepata é a mais longa das três rotas com a passagem mais alta da montanha e cruza com a Rota Clássica antes de cruzar Warmiwañusqa ("mulher morta").

Localizada na Cordilheira dos Andes, a estrada passa por vários tipos de ambientes andinos, incluindo Floresta Nublada e Tundra Alpina.

Assentamentos, túneis e muitas ruínas incas são encontrados ao longo da trilha antes de terminar o terminal na Puerta del Sol, na montanha de Machu Picchu. As duas rotas mais longas exigem uma ascensão de até 4.200 metros (13.800 pés) acima do nível do mar, o que pode resultar em mal de altitude.

A preocupação com o uso excessivo, que levou à erosão, levou o governo peruano a limitar o número de pessoas que podem utilizar essa rota por temporada e a limitar drasticamente as empresas que podem operar caminhadas, fornecendo guias credenciado, capacitados e treinados. Como resultado, uma pré-reserva é obrigatória.

Um máximo de 500 pessoas é permitido na estrada a cada dia, dos quais apenas 200 são caminhantes, com o resto sendo guias e carregadores.

A trilha é fechada todo mês de fevereiro para manutenção e limpeza.

 

Rede de Caminhadas do Tahuantinsuyo, História
trilhas Inca rotasRed Caminera del Tahuantinsuyo

A Rede de Caminhadas do Tahuantinsuyo (em quéchua, Qhapaq Ñan) foi um enorme sistema de trilha da civilização inca que ligavam as principais cidades da costa e as montanhas.

Click nesse link ou no mapa para ver mapa em detalhes.

Foi estruturado com base em dois eixos longitudinais: o setor de cordilheira e a planície costeira. Este sistema dos Incas era apenas um legado pré-inca bimilenar, impulsionado durante o Estado Inca.

Em Quechua (nome de um povo dos Andes centrais da América do Sul e suas línguas) Qhapaq Ñan significa estrada do Rei poderoso, tanto para o conjunto de rotas organizado, que ultrapassou os 30.000 km, e da estrada principal com cerca de 5.200 km de extensão.

trilhas inca incas trilhaTodas estas estradas foram conectadas a Cuzco, a capital do Tahuantinsuyo ou Império Inca, comunicação facilitada com os vários povos em anexo no âmbito do processo de expansão Inca e, ao mesmo tempo, com um significado de integração político-administrativa, socioeconômico e cultural

Desde o Capac Ñam interligava lugares tão distantes como Quito, Cuzco e Tucuman. Os conquistadores espanhóis no século XVI utilizaram estes caminhos para invadir Peru, Bolívia, Chile e as cordillheiras pampas argentinas.

A famosa "Trilha Inca", que liga a cidade de Cuzco ao sítio arqueológico de Machu Picchu é apenas uma parte mínima e intra-regional da vasta rede de caminhos incas.

O caminho é pavimentado com pedras, possuindo escadarias, túneis e e pontes. 

 

 

Trilha Inca / Inca Trail, Machu Pichu

 

Assuntos Correlatos

Trilhas