logo polo lencois maranhenses panoramica disolve


Polo Ecoturístico dos Lençóis Maranhenses

Relatório de Viagem Técnica
por Roberto M.F. Mourão, coordenador

 

Cenário do Desenvolvimento Turístico Regional (outubro 99)

A turismo “clássico” ou de “massa” em geral tem se desenvolvido de tal forma que a escolha dos destinos não inclui necessariamente as características peculiares locais relativas a cultura tradicional (artesanato, música, dança, culinária, etc) relacionadas em mesmo nível com meio ambiente (flora, fauna, cenários, relevo, hidrografia, etc). O normalmente que se nota é a uma grande superficialidade por parte de operadores e usuários (turistas) quanto a natureza e comunidades locais. É fundamental focar os aspectos socio-ambientais.

maranhao lencois maranhenses embraturFace às belezas naturais regionais e, sobretudo, das diferenciadas e peculiares características do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um “deserto com água”, com plano de manejo e infraestrutura de controle e de atendimento a visitantes a serem planejados e implantados, é possível observar o início de um desordenado, não-planejado desenvolvimento turístico nesta região do Maranhão, aparentemente não-sustentável ambiental e culturalmente, com tendências a apresentar especulação imobiliária.

Entendemos que se não houver, por parte dos governos federal, estadual e municipais, em parceria com comunidades regionais, uma urgente ordenação e controle do desenvolvimento, de forma a valorizar os patrimônios culturais, naturais e cênicos da região, corre-se o risco de pôr a perder importantes recursos disponíveis para o desenvolvimento de produtos (eco)turísticos. Sem a implantação de um Pólo Ecoturístico voltado para benefícios prioritários para as comunidades locais e regionais, corre-se também o risco de se perder, a curto prazo, oportunidades atuais e potencias.

Urge a necessidade de tomar providências imediatas em virtude da eminente implantação de via de acesso ligando São Luís a Barreirinhas, principal acesso aos atrativos e atrações regionais, programada para os próximos anos e que deverá reduzir a viagem terrestre das atuais 8 a 12 horas para 2 a 3 horas.

Considerando que todo tipo de turismo tem custos ambientais e/ou culturais, a facilidade de acesso poderá colocar este destino turístico, a curto e médio prazos, num situação de difícil controle e mitigação de eventuais impactos advindos da atividade turística.

Caracterização do Turismo Regional

Devido àexcessiva divulgação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a ocorrência de, ainda que reduzido, porém desordenado, fluxo de usuários, já apresentando indícios de impactos ambientais e culturais.

A regra local é: quem tem um veículo 4x4 tem acesso ao Parque, uma vez que nenhuma forma de controle é feita e sem possibilidade de fiscalização.

maranha barreirinhas artesanato london out99A atual visitação é altamente sazonal, deixando poucos resultados econômicos para a comunidade local, pontualmente beneficiando diretamente somente alguns proprietários de bares, restaurantes e pousadas locais, com a maior parte dos resultados permanecendo nos pontos emissivos.

Destaca-se como principal emissor o Estado de São Paulo, em geral intermediado por operadores receptivos do Ceará. Os fluxos gerados por São Paulo, reconhecidamente o maior estado emissor de turismo nacional, puderam ser comprovados por diversas vezes durante a viagem, quando membros da equipe foram confundidos pela comunidade com “paulistas”.

É também evidente a “apropriação” pelo Estado do Ceará, dos atrativos maranhenses, não só com respeito ao Parque e entorno, assim como a região do Delta do Parnaíba, notadamente o destino Ilha do Caju, destino erroneamente (intencionalmente?) atribuído ao Piauí.

Dentro do futuro planejamento, especial atenção deverá ser dada a elaboração de mecanismos para aumento dos benefícios na região. Sem os devidos cuidados, ao invés de somar, o eminente fluxo turístico poderá desvalorizar o destino e em breve, gerar uma economia instável e excessivamente sazonal.

Já é possível notar sinais de poluição das águas, lançamento de lixo nas vilas e em locais de visitação, degradação ambiental pontual e desenvolvimento urbano caótico, resultantes da ausência de planejamento.

Vantagens Comparativas do Futuro Pólo Ecoturístico

Algumas vantagens comparativas que o destino apresenta:

  • existência de unidade de conservação de uso indireto - parque nacional, mundialmente reconhecidos como indicadores de qualidade
  • existência de outras unidades de conservação de uso direto na região - áreas de proteção ambientais, que possibilitam melhores chances de sucesso na proteção, ordenamento e controle do entorno do Parque
  • ecossistemas regionais interessantes: restingas, manguezais
  • real sensação de “isolamento”, considerado por aqueles que apreciam o turismo relacionado com a natureza (estimado entre 5 e 7% do total mundial do fluxo turístico, segundo o World Travel & Tourism Council) um fundamental atributo, onde o visitante pode sentir a sensação de se “isolar” das pressões do cotidiano urbano
  • existência de vilas e comunidades tradicionais, acessíveis por meio de embarcações e de difícil acesso por veículos, ingrediente cultural importante e complementar aos atrativos naturais e cênicos
  • possibilidade de roteiros por trilhas de baixa visitação
  • relativa regularidade climática anual, permitindo um planejamento de atividades com maior chance de atender as expectativas de visitantes.


Desvantagens Comparativas do Futuro Pólo Ecoturístico

Algumas desvantagens comparativas que o destino apresenta:

  • dificuldade de acesso a partir de São Luís
  • infraestrutura turística básica precária e insuficiente
  • infraestrutura sem normatização e crescente
  • carência de mão de obra turística especializada (guiagem, hotelaria)
  • existência de fluxos turísticos desordenados e sem controle, notadamente nas férias escolares (jan/fev/jul) e feriados prolongados
  • descaracterização da cultura regional, potencializada pela cultura absorvida por meio da televisão, que introduz valores extra-regionais
  • possibilidade de conflito entre turismo de veraneio x ecoturismo
  • baixa qualidade dos serviços públicos urbanos - comunicações, energia elétrica, educação, saneamento básico, etc
  • unidades de conservação sem planos de manejo/zoneamento.


Cenário observado na Região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses 

maranhao cenario listagem problemas

 

maranhao cenario questoes urbanas

 

maranhao cenario recursos naturais flora fauna

 

maranhao cenario recursos naturais pesca

 

maranhao cenario turismo ecoturismo

 

 

Polo Ecoturístico dos Lençóis Maranhenses 
Relatório de Viagem Técnica 
outubro 1999