logo fundraising


Captação de Recursos

Fonte: Manual Turismo de Aventura - Busca e Salvamento
Autor: Roberto M.F. Mourão, EcoBrasil

 

"Captação de Recursos é o processo de solicitação de apoio financeiro (geralmente como doações) por uma causa não comercial." (Process of soliciting financial support - usually as grants, for a non-commercial cause.) Business Dictionary
          

Uma Relação "Comercial"

 

Doador < > Captador, uma Relação “Comercial”


captacao recursos maos protegem arvoreO sistema de captação de fundos de uma organização pode, sem dúvida, ser entendido como uma relação comercial entre o doador e o receptor dos recursos.

O ato da doação nada mais é do que uma pessoa, empresa, fundação ou órgão do governo transferindo recursos para uma organização social, em troca da prestação de um serviço para uma comunidade ou uma causa que o doador julgue relevante. Mesmo considerando que o doador não é o beneficiário direto da organização, é o ato de doar estes recursos que garante a execução dos serviços a terceiros e pode ser considerado uma transação de compra e venda de serviços.

Da mesma maneira que uma empresa depende da venda de seus produtos para se manter funcionando, uma organização ambiental ou social depende das doações de investidores e parceiros. São estas doações que formarão sua receita e viabilizarão a execução de suas atividades.

Num mercado cada vez mais competitivo, o maior desafio que ambas - empresas e organizações - enfrentam é a manutenção da receita. O que as empresas estão percebendo, é que manter os clientes atuais pode ser até 7 vezes mais barato do que buscar novos clientes e, por este motivo, têm investido no estreitamento da relação comercial com seus clientes. Segundo esta linha de raciocínio, criar vínculos forte, saudáveis e duradouros é uma maneira de mantê-los felizes e fiéis e, quem tem clientes fiéis, tem menos necessidade de investir na busca de novos clientes para substituírem os clientes perdidos.

Na captação de recursos, não é diferente. Investir em atividades que ajudem a criar vínculos com os investidores e doadores é uma ótima maneira de mantê-los ao seu lado e garantir o fluxo contínuo de doações.
 

Como manter uma (saudável e profícua) relação Captador-Doador

captacao recursos piramideO processo de criação de vínculo com doadores é um processo lento. As pessoas precisam ser conquistadas. Elas precisam de informações que reforcem a sua decisão de ser parceira desta organização em detrimento de tantas outras que a abordam solicitando recursos.

O primeiro passo é saber quem são seus potenciais doadores, mais precisamente quem são os contatos, quem analisa, julga e decide pois apesar de relação instituição-instituição, são as pessoas que conduzem os processos.

A montagem de um banco de dados com informações sobre eles é uma tarefa simples, mas que requer investimento constante. Dados cadastrais tendem a se desatualizar e, por isso, é necessário estar sempre atualizando os registros.

Precisamos saber também, o que esperam da organização apoiada. Esta pode ser uma informação difícil de obter: talvez nem o doador saiba muito bem o que ele espera obter como retorno de sua doação.

Em geral, os doadores recebem informações gerais sobre a aplicação dos recursos e o andamento dos projetos, mas será que isso é suficiente? Uma estratégia interessante é colocar-se no lugar do doador e pensar o que você gostaria de receber em troca da sua doação.

captacao recursos midia socialE como transmitir as informações? Envio de cartas, e-mails, fotos são as formas mais usuais. O uso da mídia, também pode ser interessante. O doador pode sentir-se parte de algo maior se ouvir falar da organização que apóia através de um veículo de comunicação com boa credibilidade.

Ações de reconhecimento público também são muito úteis no sentido de criar um vínculo entre o doador e a organização. Neste caso, também são necessários alguns cuidados, sobretudo no que diz respeito à forma de dar o reconhecimento para parceiros de portes diferentes.

Idealmente, todos os parceiros devem ser reconhecidos, mas os que doam valores maiores, ou têm uma periodicidade mais regular em suas doações precisam ter destaque especial. O reconhecimento público pode ser feito através de uma menção da parceria no site da empresa na Internet e em outros materiais como folhetos, relatórios de atividades e catálogos; da colocação de uma placa ou faixa na entrada da organização; e até mesmo da organização de um evento com o objetivo de dar este reconhecimento ao público. Tudo vai depender dos recursos disponíveis e do investimento que a organização pode fazer com esta finalidade.

captacao recursos maos logos

 

Captação de Recursos