logo fundraising


Captação de Recursos

Fonte: Manual Turismo de Aventura - Busca e Salvamento
Autor: Roberto M.F. Mourão, EcoBrasil

 

O Fundraising Act define captador de recursos como qualquer pessoa ou organização, incluindo uma empresa, que coleta dinheiro para um beneficiário, causa ou coisa, em vez de apenas para seu próprio lucro ou benefício comercial. Isso inclui a coleta de alimentos, roupas e outros itens em nome de uma pessoa ou organização.
(The Fundraising Act (the Act) defines a fundraiser as any person or organisation, including a business, that collects money for a beneficiary, cause or thing, rather than solely for their own profit or commercial benefit. This includes collecting food, clothes and other items on behalf of a person or organisation.

                                                                      Fundraising Act, USA, 1998

 

Procedimentos para Captar

Existem alguns procedimentos sugeridos para captação de recursos para aumentar as chances de sucesso.

captacao recursos aguando arvoreProcure identificar em sua organização alguém com os predicados necessários para captar ou busque auxílio de um especialista em captação de recursos. Saiba que para desenvolver e implementar um processo de captação é necessário uma liderança segura e preparada. Para tanto a organização deverá definir um responsável para conduzir em todo o processo.

Também deve-se estabelecer a equipe de apoio que ajudarão a conduzir o processo. O captador tem de ter em mente que deverá dispensar energia e comprometer seu tempo na atividade, em geral, se não o fizer voluntariamente, ter o custo de suas horas incluídos nos custos do processo captação (assim como eventuais custos de viagens, diárias, etc.). Em resumo deve-se ter em conta que a captação toma tempo e tem de haver atenção constante no processo.

Antes de apresentar propostas, procure refletir e pensar a respeito de sua organização. Assegure-se de que a sua missão e objetivos correspondam realmente ao que a sua organização se propõe e que todos – público, Conselho, equipe, voluntários - os compreendem. Prepare uma lista atualizada de todos os programas e serviços. Liste também os pontos fortes e fracos de sua organização, e toda organização tem ambos.

Pergunte-se:

  1. o que confere ao trabalho de nossa ong maior sentido e o torna mais importante?
  2. em que o trabalho de nossa ong é diferente do realizado por organizações congêneres?
  3. em que ponto o trabalho de nossa ong apresenta qualidade superior ao de congêneres?

 

Objetivos da Captação de Recursos

Na medida que se define a(s) fonte(s) de recursos, deve-se estabelecer objetivos de forma:

  • clara, específicos, mensuráveis e priorizados
  • adequada ao porte, estrutura e recursos pretendidos
  • realistas, mas ousados e desafiadores;
  • estar integralmente afinados com a missão das organizações envolvidas: captadora e doadora.

 

Metas

captacao recursos metaE estes objetivos devem se traduzir em Metas, por exemplo:

Meta-exemplo A
Captar R$ 200 mil e 50 voluntários especializados junto a um universo de 10 empresas potenciais e um público potencial de 1000 pessoas ao longo de um período de 8 meses; ou

Meta-exemplo B
Estabelecer parceria técnica com 5 organizações congêneres e fechar acordo com o governo federal (ou estadual, ou municipal) no valor de R$ 300 mil no primeiro semestre de 2005.

 

Sucesso na Captação de Recursos

captacao recursos medalhaLembre-se que tentativa e erro são parte de qualquer esforço de captação de recursos mas não devem ser a estratégia de longo prazo para o sucesso. O sucesso requer conhecimento da organização, escolher sabiamente a liderança, determinar a direção apropriada e recrutar a energia, recursos e disciplina para seguir nesta direção.

Se seus esforços não foram totalmente bem sucedidos é possível melhorá-los. Vá além da simples mala direta. Faça com que os contatos sejam compensadores.

captacao recursos negociacaoA conversa pessoa a pessoa é de longe a melhor maneira de captar recursos. Porém, mesmo esta técnica é fortalecida quando se coloca algo nas mãos do patrocinador em perspectiva - um belo folheto (ainda que simples), um brinde (camiseta, chaveiro, boné, etc.), cópias de artigos de jornal, um relatório anual, um vídeo, etc.

As pessoas e organizações gostam de apoiar iniciativas de que já ouviram falar. A sua ong deve ser rapidamente descrita de uma forma que as pessoas de fora considerem interessante. Se a organização não possuir estes materiais, produza-os. Apronte-os para o seu esforço de captação de recursos.

 

logo atencao  Não mergulhe na captação de recursos antes de estar pronto.

 

Captação de Recursos