Mar de Cultura, Paraty: Fase II Formulação da Estratégia
Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty
Fase II: A Formulação da Estratégia
A segunda fase está totalmente ligada à anterior e as duas juntas permitem explicar a situação atual, e mais do que julgar o que já foi feito, explicar as conclusões do diagnóstico e a solução para os problemas encontrados, definindo o futuro desejado, ou a visão de futuro: o que queremos e o que temos que fazer para que isto aconteça.
A formulação desta estratégia integra os aspectos do desenvolvimento e do marketing turístico, estabelecendo o que deve ser estruturado e promovido.
O que Queremos Ter
Estabelece as diretrizes para Paraty possa se consolidar como uma referência de turismo cultural, no que se refere à sua organização como destino turístico qualificado e posicionamento competitivo: a imagem e o lugar de seus produtos no mercado.
A Visão 2010
O Plano de Desenvolvimento Nacional de Turismo, dentro do qual este Plano se insere, define 2010 como o ano de referência para verificação de resultados de seus programas e ações. A expectativa é que esse período seja suficiente para consolidar o posicionamento e a imagem da cidade como um modelo no segmento de turismo cultural no Brasil:
É essa perspectiva de futuro que indica o caminho pelo qual se processará o desenvolvimento do turismo cultural de Paraty.
O Posicionamento Turístico Desejado
É uma síntese de identidade da imagem desejada e de sua diferenciação no mercado turístico. Baseada na avaliação do potencial dos atrativos turísticos, esta proposta define o posicionamento a partir do que Paraty tem de mais autêntico e original, que destaca também aspectos pouco conhecidos ou com baixo grau de aproveitamento.
O posicionamento desejado estabelece o vértice Cultura/Estímulos. O Eixo Cultura enfatiza as Populações Tradicionais, a Paisagem Cultural (interação natureza e presença humana), o Patrimônio (tangível e intangível), o Centro Histórico, as Vivências Culturais e ofertas de Arte e Cultura. No Eixo dos Estímulos o foco é nas Atividades que esse Ambiente Natural e Cultural propicia: as Festas Populares (profanas ou religiosas) os Eventos Culturais, as Visitas Técnicas/Estudos do Meio/Intercâmbios, os passeios e ações ao ar livre.
Posicionamento Desejado
- Potencializar a cultura autêntica em uma natureza preservada (ou em um contexto natural favorável) e que agrega valor do patrimônio natural.
- Expressões da tradição, manifestações, modos de vida e fazeres que acontecem em um cenário especial, que está enraizada na paisagem.
O Portfólio de Produtos e dos Mercados Prioritários
O trabalho técnico do levantamento e valoração dos atrativos turísticos permitiu estabelecer um ranking e organizar a grade de produtos do segmento de turismo cultural, o portfólio de produtos turísticos de Paraty. Paralelamente, com base na análise das pesquisas do trade e do turista atual, foram definidos os mercados geográficos prioritários.
Os Produtos Selecionados
A referência conceitual adotada para a seleção dos atrativos e produtos de turismo cultural de Paraty é a noção de “paisagem cultural”, conforme estabelecido na Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural adotada pela Conferência Geral da Unesco de 1972.
A idéia de “paisagem cultural” engloba o convívio singular entre a natureza, os espaços construídos e ocupados, os modos de produção e as atividades sociais e culturais em um território delimitado.
Com base no marco referencial teórico e na análise da potencialidade dos atrativos foi definido o Portfólio de Produtos do Turismo Cultural de Paraty, que consiste em:
Atualmente existe uma concentração da oferta de turismo cultural no Centro Histórico, que é o principal atrativo de Paraty, tanto do ponto de vista da potencialidade quanto em termos de imagem; no entanto, o uso ou aproveitamento do patrimônio histórico e arquitetônico se restringe, quase sempre, a um city tour.
Assim, uma das prioridades é ênfase nos temas da leitura e interpretação desse acervo patrimonial e do conjunto de ofertas derivadas, como os museus e espaços culturais, artes e artesanato, eventos culturais, gastronomia, etc.
Outro aspecto é a estruturação de produtos turísticos a partir da cultura imaterial/intangível, bem como a utilização da paisagem cultural para a prática de atividades lúdicas, de conhecimento, de estímulo.
Quadro de Desenvolvimento de Produtos
Para determinar este Portfólio de Produtos-Mercados, foram consideradas as estimativas de volume por linha de produto, o tamanho dos mercados, o gasto médio do turista e custo de promoção segundo o mercado de origem.
Portfólio de Produtos por Mercado Geográfico
Mar de Cultura
Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty
- Fase I: Análise da Situação Atual
- Fase II: Formulação da Estratégia
- Fase III: Plano de Ação
- Macro-programa 1 - Infraestrutura Urbana e Ordenamento dos Espaços Públicos
- P01. Programa de Saneamento
- P02. Qualidade de Vida & Responsabilidade Social
- P03. Urbanização e Paisagismo
- P04. Acessibilidade
- Macro-programa 2 - Infraestrutura de Apoio ao Turismo
- P05. Serviços Turísticos
- Macro-programa 3 - Qualificação dos Serviços
- P06. Qualidade do Turismo em Paraty
- Macro-programa 4 - Estruturação dos Produtos Turísticos
- P07. Caminhos de Paraty - Caminhos do Brasil
- P08. Comunidades Tradicionais
- P09. Práticas da Cultura Viva
- P10. Roteiros & Serviços Especializados
- Macro-programa 5 - Planejamento & Gestão
- P11. A Gestão do Destino
- Macro-programa 6 - Marketing Interno e Sensibilização
- P12. Consciência Ambiental
- P13. Valorização Cultural
- Macro-programa 7 - Marketing nos Mercados
- P14. Programa de Identidade Turística
- P15. Programa de Promoção nos Mercados
- P15. S1 Promoção para a Imprensa
- P15. S2 Promoção para o Trade
- P15. S3 Promoção aos Turistas
- P16. Programa de Gestão da Informação de Mercado