logo estudos de caso

 

Turismo de Base Comunitária

Tecendo Redes de Turismo Solidário
Fonte:
publicação Turismo de Base Comunitária, Diversidade de Olhares e Experiências Brasileiras, IVT, 2009


Instituição Idealizadora: Rio Arte Popular
Consultora: Silvia de Arruda Perrone rioartepopular@hotmail.com

 

Objetivos

Os objetivos do projeto são:

  • gerar renda para os participantes;

  • divulgar o trabalho dos artistas plásticos da região;

  • estimular a produção artesanal socialmente sustentável em comunidades de baixa renda com alta visitação turística, comercializando camisetas e bolsas artesanais.


Morro do Cantagalo

mapa cantagalo pavao pavaozinhoO Morro do Cantagalo é uma área de favela nas proximidades de bairros como Ipanema, Arpoador e Copacabana. Além das praias, próximos ao projeto encontram-se também a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Para o Rio de Janeiro, o acesso rodoviário partindo do Espírito Santo é realizado pela Rodovia BR-101, num trajeto de 512 km, que pode ser percorrido em aproximadamente seis horas.

De Belo Horizonte, o acesso é feito pela BR-040 e leva cerca de cinco horas, numa distância de 453 km entre as capitais.

De São Paulo, há duas opções: a BR-116 (acesso mais rápido e curto, com 441 km, percorridos em cerca de cinco horas); e a BR-101 (com deslocamento de cerca de oito horas, num percurso de 608 km, pelo litoral que une as duas capitais). A cidade possui dois aeroportos, o Aeroporto Santos Dumont e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim, um dos principais portões de entradas do Brasil, localizado a cerca de 35km do local do projeto.


Justificativa

Desde 1999, os morros do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho vêm realizando atividades de turismo na comunidade a partir de uma visão alternativa, que promove o protagonismo dos atores locais. Esse tipo de turismo tem como objetivo mostrar que dentro da favela, onde vive grande parte da população carioca, existe cultura genuína, cultura de raiz, tradição, cooperativismo popular, criatividade e solidariedade.


Arte Naif

A palavra "naif" é um termo francês que significa ingênuo ou inocente; portanto, a “Arte Naif” é todo produto artístico de natureza pueril que demonstra uma criatividade autêntica baseada na simplificação de elementos decorativos a níveis brutos, espontâneos, puros, coloridos e calorosos.

O projeto surgiu da necessidade de fortalecer a Rede de Turismo Receptivo de Base Comunitária e Solidária do Cantagalo, Pavão, Pavãozinho, estimulando o protagonismo dos jovens da comunidade. Uma das metas é possibilitar que 65 jovens se desenvolvam na arte da pintura Naif, já desenvolvida por artistas da comunidade, e na arte da serigrafia.