Mochileiros / Backpackers
Hub de Mochileiros de Boca Manu
Parque Nacional Manu, Peru
Vista panorâmica de Boca Manu, Parque Nacional Manu, Peru © Roberto M.F. Mourão, 2005
Boca Manu é um 'backpacker hub" (base de acolhida de mochileiros), situado na confluência dos rios Manu e Madre de Dios, na região ecoturística do Parque Nacional Manu, localizado nas selvas chuvosas dos departamentos (estados, provincias) de Cusco e Madre de Dios, no Peru.
O Parque Nacional Manu é umas maiores tesouros naturais do Peru, tanto pelo número de espécies que possui como pela diversidade de ecossistemas que protege.
Com 1,5 milhões de hectares (pouco mais da metade do maior parque nacional brasileiro: o Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, com cerca de 3,88 milhões), foi criado 1973 e declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1987.
O parque abrange a totalidade da bacia do Río Manu, além de extraordinario trecho andino que vai de 4.200 m, no 'Puna Alto-andina', até 150m, na planície amazônica peruana.
O parque é o ambiente natural de grande quantidade de anfibios, insetos, répteis, mais de 20 mil plantas, 1200 borboletas, 200 mamíferos e 850 de aves, onde se destaca o Cock-of-the-rocks (Galinho-da-serra, Rupicila peruvianus).
No seu interior habitam diversos grupos étnicos, tais como os Amahuaca, Huachipaire, Machikenga, Piro, Yora e Yaminahua, além de outros com pouco contato com o mundo moderno.
Centro de acolhimento, simples e eficaz, possui infraestrutura e serviços básicos para atender mochileiros, tais como lojas de suprimentos, lavanderia, posto telefônico, lan house, camping, alojamento, etc. Uma pista de pouso atende aeronaves de pequeno porte, porém sem vôos regulares, somente fretados.
Viela com restaurantes em Boca Manu, Parque Nacional Manu, Peru © Roberto M.F. Mourão, 2005
Para permanência e alojamento em Boca Manu, assim como para visitar o Parque Nacional Manu ou o alojamento comunitário dos indígenas Matsigenka, é necessário fazer parte de um grupo organizado por agências e operadoras de ecoturismo, sendo necessário apresentação de permissão.
A sede regional do parque, situa-se em Limonal, a cerca de 20 minutos, de barco, de Boca Manu, onde devem ser apresentada a permissão de acesso, que devem ser solicitados e emitidos previamente à viagem. As permissões podem ser emitidas na véspera de viagem, caso haja vaga em algum grupo organizado. Os vistos podem ser obitidos no aeroporto de Cusco ou com operadores turísticos.
Barco com ecoturistas chegando a Boca Manu, Parque Nacional Manu, Peru © Roberto M.F. Mourão, 2005
Banheiro e chuveiros públicos, Boca Manu, Parque Nacional Manu, Peru © Roberto Mourão, 2005
Interior de loja de mantimentos, Boca Manu, Parque Nacional Manu, Peru © Roberto Mourão, 2005
Mochileiros / Bacpackers
- Mochileiros / Backpackers
- Mochileiros / Backpackers Hubs
- Mochileiros / Backpackers Hub Boca Manu, Parque Nacional Manú, Peru
O que visitar
Albergue Ecoturístico Comunitário Matsiguenka
Projeto de turismo de base comunitária, cujo componente principal é Casa Matsiguenka, construida às margens do Rio Manu.
Com quem visitar
- Inka Natura Travel, Tambopata, Peru
- Manu Nature Tours, Lima, Parque Nacional Manu, Peru