logo mula cargueira

Estudos de Caso

Capacidade de Carga Turística (CTT)


macuco logo icmbio macuco logo parna iguacu   macuco logo unesco        

Trilha do Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu (PNI)

por AMBIENTAL Consultoria
       Roberto M.F. Mourão, ALBATROZ Planejamento, consultor 

 

Padrão de Uso das Áreas de Uso Público


Pesquisa de Campo no Monitoramento

Todos os detalhes dos trabalhos de campo do levantamento de impacto do uso público foram fornecidos pelo PNI (1998) e constaram das seguintes atividades:  

  • Levantamentos Biofísicos: todas as trilhas e locais de visitação foram analisados através da ficha de Indicadores Biofísicos.

  • Levantamentos Sociais e de Visitação: todas as trilhas e locais de visitação foram analisados através das fichas de Indicadores Sociais e do Indicador Visitação.

  • Moradias / Hotéis / Concessionários: áreas de moradores, concessionários e hotel dentro do Parque foram analisados de acordo com a ficha de Indicadores de Moradias e Hotéis.

  • Registros: diversos tipos de ocorrência como incêndios, enchentes, animais atropelados, entre outros, necessários a uma análise completa do uso público, foram obtidos na Polícia Florestal e na Administração do Parque, tendo como roteiro a Ficha de Registros de Ocorrências. Dados de atendimento da ambulância na área das Cataratas também foram levantados. *

  • Questionário sobre a Percepção de Visitantes: questionários em inglês e português foram distribuídos na portaria do Parque, com o intuito de levantar a percepção dos visitantes sobre lotação e impacto do uso público.

  • Observações: portaria do Parque, estacionamentos, concessionários, entre outros foram caracterizados mediante observações em campo.

  • Áreas de entorno: locais propostos pelos municípios do entorno foram visitados e analisados segundo sua viabilidade, potencialidade e impactos futuros.

  • Dados de Visitação: dados de fluxo de visitantes desde 1972 foram coletados visando caracterizar a demanda da visitação no PNI.  

Novos levantamentos devem registrar os mesmos tipos de informações, para que se possa comparar com os dados do atual levantamento.

1.  Preenchimento da Ficha de Monitoramento de Indicadores Biofísicos  

Para os Indicadores Biofísicos é importante que se preencha a metragem a que o levantamento se refere. Cada ficha de campo permite avaliar dez pontos, devendo-se anotar quantas fichas cada local demandou.  

Diversos verificadores são autoexplicativos, devendo-se anotar o número a que se refere a pergunta (raízes expostas, trilhas não oficiais etc.) ou apenas a presença (s/n – sim ou não).  

Sobre o Indicador Vegetação, fora dos caminhos oficiais, deve-se estar atento para as áreas fora das trilhas ou imediatamente ao seu lado, onde a vegetação encontra-se ausente ou degradada devido ao pisoteio ou atividades ligadas à visitação. Estão excluídas as áreas sem vegetação, decorrentes de canais de drenagem. Em cada uma dessas áreas deve-se medir o raio (no caso de se parecer com um círculo) ou a altura e a base (no caso de se parecer com um triângulo ou retângulo), para que posteriormente se possa calcular a referida metragem. Os três verificadores seguintes são referentes à caracterização das áreas degradadas avaliadas.  

No Verificador Composição deve-se indicar se a composição de espécies é igual, diferente ou muito diferente da vegetação ao redor. Quanto à Densidade indica-se se é igual, menos densa ou muito menos densa que a vegetação ao redor. A Serrapilheira no local deve ser indicada como não pisoteada, pisoteada ou ausente.  

No caso do Verificador Tipo de Risco, deve se indicar se o risco é de escorregamento, risco fatal ou outro tipo de risco. Se houver trilhas não oficiais (TNO), uma avaliação completa deve ser feita para cada uma. A área de vegetação degradada neste caso será a largura média da trilha multiplicada pelo seu comprimento.  

Se for notado mudança de comportamento animal deve ser indicado qual a mudança verificada (no caso do quati, por exemplo, nota-se quando rouba visitantes, arranha crianças ou mesmo revira latas de lixo à procura de comida).

macuco 01 ficha monitoramento indicadores biofisicos

2.  Preenchimento da Ficha de Monitoramento de Indicadores Sociais  

Para os Indicadores Sociais é importante que se preencha o tempo de percurso da trilha. Cada ficha de campo permite realizar oito avaliações, devendo-se anotar o horário que se realizou o levantamento.  

Diversos verificadores são autoexplicativos, devendo-se anotar o número a que se refere a pergunta (número de pessoas alimentando quati, número de coleta de plantas etc.) ou apenas a presença (s/n – sim ou não).  

Três verificadores do Indicador Saneamento exige que se indique a intensidade do problema. O verificador “Lixo fora dos latões” refere-se ao acondicionamento do lixo, anotando-se 0 (zero) quando está adequado, 1 (um) quando está transbordando por falta de coleta, 2 (dois) quando o latão estiver vazio e tiver pouco lixo ao redor dos latões ou 3 (três), quando o latão estiver vazio e tiver muito lixo espalhado ao redor. O verificador “Lixo na trilha” refere-se ao lixo jogado quando não houver latões nas redondezas, anotando-se 0 (zero) quando for ausente, 1 (um) quando foi pouco espalhado e 3 (três) quando for muito espalhado. O mesmo procedimento deve ser seguido para o verificador “Animais associados ao lixo”, anotado-se também o tipo de animal observado.

macuco 02 ficha monitoramento indicadores sociais

 

3.  Preenchimento da Ficha de Monitoramento da Visitação

Cada ficha de Indicadores da Visitação permite realizar oito avaliações, devendo-se anotar o horário que se realizou o levantamento.  

Para contar o número total de encontros com pessoas, sugere-se o uso de contador manual. O número de encontros com grupos separados por tamanho deve-se anotar com “barrinhas”, somando-se ao final o número total de encontros com grupos. A palavra “carreta” foi incluída nesse item devido à Trilha do Macuco, onde os grupos são transportados por carretas puxadas por jipe. Nesse caso deve-se avaliar o número de encontros entre carretas.  

No caso dos locais de visitação ou atrativos presentes nas trilhas (mirantes, passarelas, ancoradouros etc.) deve-se contar o número de pessoas por atividade, somando-se ao final o número total de pessoas em cada uma das áreas analisadas.  

Vale ressaltar que o número total de encontros com pessoas é a somatória das pessoas encontradas na trilha e do número total de pessoas encontradas nos locais de visitação.

macuco 03 ficha monitoramento turistas 

4. Preenchimento da Ficha de Monitoramento da Moradias e Concessionários  

A ficha de monitoramento das moradias e concessionários é composta de Indicadores Sociais e Biofísicos. Deve-se seguir, portanto, as mesmas recomendações citadas acima.  

O verificador “Lixo ao redor” refere-se ao lixo ao redor das construções.          

macuco 04 ficha monitoramento moradias concessionaria

 

5. Preenchimento da Ficha de Monitoramento de Camping 

macuco 07 ficha monitoramento camping

 

6. Preenchimento de Ficha de Registros e Ocorrências

macuco 05 ficha monitoramento registros ocorrencias

 

7. Questionário de Avaliação de Visitas por Turistas

macuco 06 questionario visitacao 1

 

  

 

Capacidade de Carga Turística da Trilha Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu 

Assuntos Correlatos / Para saber mais 

Conceitos

Estudos de Caso

Torres e Passarelas de Copada / Canopy Towers & Walkways

Trilhas e Mirantes do Forte do Morro, Paraty (proposta)

Trilhas de Longo Percurso

Caminhos de Santiago de Compostela

Trilha Transcarioca

Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail USA

Trlhas Off-road / Overland Travels

África, de Londres, UK a Dar-es-Salaam, Tanzânia, 1985-86

Informações da Viagem / Long Haul Expeditions 1985 (pdf para download) 

 
Campings