logo polo lencois maranhenses panoramica disolve


Polo Ecoturístico dos Lençóis Maranhenses

Relatório de Viagem Técnica
por Roberto M.F. Mourão, coordenador

  

Rio Preguiças

A bacia hidrográfica do Rio Preguiças possui uma área total de 6.707,91 km², representando 2 % da área total do Estado do maranhão. O Rio Preguiças tem 186 quilômetros de extensão e banha 56 povoados e municípios maranhenses. O Rio Preguiças é sinuoso, de águas puras, e circunda o 'deserto" Lençois Maranhenses até encontrar o mar. Em suas margens, encontram-se grandes dunas, matas ciliares e manguezais.

A bacia localiza-se a Nordeste do Estado, sendo formada por três rios: o rio Preguiças, que é o rio principal e tem a maior extensão; o rio Negro e o rio Cangatã.

O rio Preguiças, chamado também de rio Grande, nasce no município de Santana do Maranhão, numa altitude de cerca de 120 m e percorre quase 200 km de extensão até chegar à sua foz, no Oceano Atlântico no município de Barreirinhas. O rio abastece cerca de 120 mil habitantes do estado. Suas várzeas são propícias para o cultivo de arroz, mandioca, milho e feijão.

Em Barrerinhas, ele é o principal meio de acesso aos Lençóis Maranhenses, um dos maiores e mais atrativos destinos turístico do Maranhão, recebendo cerca de 190 mil turistas por ano.

 

Desenvolvimento Urbano x Perda de Atrativos Cênicos
maranhao preguicas desmatamento

 

 

A importância regional do Rio Preguiças é inquestionável.

Ele é usado como via de transporte de embarcações dos mais diversos tamanhos, assim como para lavar animais/crianças/roupas/, lazer regional, para regar hortaliças, etc.

Entendemos que especial atenção deve ser dada ao rio onde inúmeros conflitos poderão existir na medida que aumentar a facilidade de acesso São Luís-Barreirinhas, com a construção de rodovia asfaltada.

A perda da balneabilidade, da qualidade de suas águas e de suas matas ciliares e manguezais, poderá causar profundos impactos ao sucesso do ecoturismo regional.

preguicas out1999 barco de mercadoriaspreguicas out1999 barco regional carga

 

 

A série de fotos ao lado mostra uma residência de veraneio com critérios construtivos urbanos onde se destaca a construção às margens do Rio Preguiças com parede externa com 6 a 7 metros de altura.

 

 

 

 

 

Condutas como estas deverão ser analisadas e evitadas quando for elaborado os mecanismos de controle e planejamento da expansão urbana consequente ao turismo às margens do rio preguiças.

preguicas out1999 mansao panoramicapreguicas out1999 mansao muro

 

 

Ao lado da referida casa de veraneio, uma família descasca mandioca para fazer farinha da maneira tradicional.

No momento que tiver início a especulação imobiliária, esta família será tentada a vender sua propriedade para veranistas ou empresários.

 

 

A perda de aspectos e valores culturais, certamente comprometerá o atendimento de expectativas de visitantes quanto a cultura tradicional, intrinsecamente relacionada com o ecoturismo (= natureza + cultura tradicional regional).

preguicas out1999 mandioca margempreguicas out1999 mandioca no molho



Polo Ecoturístico dos Lençóis Maranhenses 
Relatório de Viagem Técnica 
outubro 1999