pnpm pantanal brazil ecotravel paisagem
Panorâmica de lagoas salobras pantaneiras © Brazil EcoTravel

 

O Pantanal

O Pantanal é uma das maiores extensões alagadas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Sua área é de 150.000 km², com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso.

pnpm onca parda haroldo palo jrO Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano).

Considerado pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região do Parque Nacional do Pantanal. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira. Além disso, tem poucas montanhas, o que facilita o alagamento.

O nome complexo vem do fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si, além de se dividir em duas regiões:

  1. Pantanal Sul ou Pantanal Maior (em Mato Grosso do Sul), por ter a maior área;
  2. Pantanal Norte ou Pantanal Amazônico (em Mato Grosso), por se localizar na Amazônia Legal.


Hidrografia

pnpm jacare do pantanal haroldo palo jrO rio Paraguai passa pela cidade de Cáceres, Mato Grosso, onde é conhecida como "Princesinha do Rio Paraguai" e seus afluentes percorrem o Pantanal, formando extensas áreas inundadas que servem de abrigo para muitos peixes, como o pintado, o dourado, o pacu, e também para outros animais, como os jacarés, as capivaras e ariranhas, entre outras espécies. Muitos animais ameaçados de extinção em outras partes do Brasil ainda possuem populações vigorosas na região pantaneira, como o cervo-do-pantanal, a capivara, o tuiuiú e o jacaré.

Devido a baixa declividade desta planície no sentido norte-sul e leste-oeste, a água que cai nas cabeceiras do rio Paraguai chega a gastar quatro meses ou mais para atravessar todo o Pantanal. Os ecossistemas são caracterizados por cerrados e cerradões sem alagamento periódico, campos inundáveis e ambientes aquáticos, como lagoas de água doce ou salobra, rios, vazantes e corixos.


Os 11 Pantanais

Os 11 pantanais existentes são:
(Fonte: Embrapa Pantanal)

  1. Pantanal do Abobral
  2. Pantanal de Aquidauana
  3. Pantanal de Barão do Melgaço
  4. Pantanal de Cáceres
  5. Pantanal de Miranda
  6. Pantanal do Nabileque
  7. Pantanal de Nhecolândia
  8. Pantanal do Paraguai
  9. Pantanal do Paiaguás
  10. Pantanal de Poconé
  11. Pantanal de Porto Murtinho

 

pnpm onca pintada haroldo palo jrPantanal do Abobral
É um dos pantanais mais baixos sendo dos primeiros a encher. Os solos são arenosos ou mistos com algumas manchas de solos argilosos. A vegetação é composta de campos inundáveis com pequenos capões de mata (ilhas de árvores localizadas em terreno mais alto), algumas cordilheiras e matas ciliares de rios e corixos. São comuns capões alterados, ou seja, aumentados em altura por populações indígenas, constituindo-se nos chamados “aterros”.

Pantanal de Aquidauana
É definido como pantanal alto, cujas cheias dependem mais de chuvas locais do que inundação por rios. Este Pantanal esta fortemente vinculado florística e edaficamente aos pantanais do Abobral e Nhecolândia, com a presença de baías (lagoas), salinas (lagoas salobras) e solos arenosos.

Pantanal do Barão do Melgaço
Predominam as savanas (cerrado e cerradão) sobre campos limpos e sujos. Os campos ocorrem sobre solos argilosos e arenosos que formam grandes retalhos nesse pantanal.

Pantanal de Cáceres
A vegetação desse pantanal é tipicamente de savana (cerrado) e campos, aparecendo também manchas de matas. Na parte sul predominam os campos inundáveis. Os solos são argilosos, siltosos e arenosos prevalecendo em área o último tipo.

Pantanal de Miranda
pnpm capivaraA vegetação é do tipo savana (cerrado), ocorrendo matas e campo, mostrando semelhanças fisionômicas com o Pantanal do Nabileque. Há extensas formações com carandá (Copernicia alba) e, especialmente, com paratudo (Tabebuia aurea) formando os famosos carandazais e paratudais, respectivamente. Os solos são limo-argilosos e arenosos, com predominância do primeiro.

Pantanal do Nabileque / Porto Murtinho
A vegetação é do tipo savana, ocorrendo carandazais (campo com muito carandá, Copernicia alba), paratudais e espinheirais (campo com formações arbustivas de leguminosas com espinhos). Este pantanal tem muita influência da flora do Chaco. Os solos são principalmente argilosos, orgânicos, escuros.

Pantanal de Nhecolândia
Apresenta fisionomia bastante típica caracterizada pela presença de baías (lagoas), salinas (lagoas salobras), além de vazantes (linha de drenagem de leito pouco definido, com fluxo estacional), campos e cordilheiras (locais mais elevados, não inundáveis e cobertos com cerradão ou mata). Os solos são essencialmente arenosos, com algumas manchas de solo siltoso ou argiloso.

Pantanal do Paiaguás

pnpm biguatinga haroldo palo jr

A vegetação é principalmente do tipo savana, com campos e cerrados, pontilhados por capões (ilhas de árvores, acima do nível do campo) e matas de galeria. Os solos são argilo-siltosos e arenosos com predominância do último. As baías e salinas, típicas 

da Nhecolândia, praticamente desaparecem, sendo substituídas por vazantes, corixos (cursos d’ água de leito definido com fluxo estacional que geralmente não secam) e landis (sistema de drenagem de água, em cujo leito crescem o landi, Calophyllum brasiliense, e o pateiro, Couepia uiti).

 Pantanal do Paraguai

Nesse Pantanal não há ocorrência de formas de cerrado, campo cerrado nem campo sujo, pois as condições ecológicas de inundação alta e duradoura os excluem. Aqui podem ser observados elementos da flora amazônica, como a vitória-régia (Victoria amazonica) e o cambará (Vochysia divergens). Grandes lagoas e meandros abandonados, além de alguns lagos estão presentes, juntamente com muitos corixos.

Pantanal do Poconé
Os solos são argilosos com solos mais férteis que os outros pantanais. Ocorrem áreas com campos inundáveis, matas ciliares e outras formações florestais, como o cambarazal (formação arbórea dominada pelo cambará, Vochysia divergens) e o carvoal (formação arbórea com carvoeiro, Callisthene fasciculata). O cerrado ocorre nas áreas mais altas ao norte.

 

pnpm carandas anoitecer chuva haroldo palo jr
Carandás (Vochysia divergens) © Haroldo Palo Jr.

 

Fotos: Haroldo Palo Jr. www.haroldopalojr.wordpress.com