Observação da Natureza

Turismo de Observação e Valorização da Biodiversidade


Wildlife watching species 1 gorilla tiger mini 

A experiência nacional e o estado da arte no Brasil.

Nosso lado ambientalista tende a valorizar em excesso a natureza e muitos relutam a agregar a ela um valor monetário. Empresários e gestores têm dificuldade em mensurar os aspectos econômicos não tangíveis da natureza.

A Recreação e o Turismo fazem parte dos Serviços Ambientais que nos são fornecidos pela natureza. Os Serviços Ambientais são a ligação entre os ecossistemas, o bem estar humano e a economia. Na verdade, são os serviços prestados pelo meio ambiente para sustentar e garantir a vida humana e dos demais seres vivos.

money bagtreeSão crescentes os esforços para valorar os ‘Serviços Ecossistêmicos’ ou o ‘Capital Natural’, no sentido de prover economistas e tomadores de decisão com argumentos e informações para a conservação dos recursos naturais.

A grande importância da observação da natureza vem tomando se dá na proporção do valor que a atividade cresce mundialmente em popularidade. Na medida em que atende às expectativas de entretenimento de turistas mundo afora, cresce em importância como gerador de renda e criador de postos de trabalho para um grande número de pessoas, em países em desenvolvimento, em especial no hemisfério sul, agregando valor à conservação da biodiversidade.

Por outro lado, o contato com a natureza e a seus temas correlatos, faz crescer a consciência e a preocupação com as questões ambientais que enfrentamos atualmente que ameaçam a natureza, advindos das mudanças climáticas, poluição e perda de habitats. A relação entre atividade turística, economia e meio ambiente são claramente visíveis. O olhar do ecoturista identifica, em primeira mão, os aspectos ambientais e socioeconômicos dos locais visitados. Positivamente, o turismo auxilia a promover a harmonia entre pessoas e meio ambiente. Negativamente, pode resultar na exploração de comunidades, desestabilização social e degradação ambiental.

NAT GEO Arara azul hyacinth macaw joel SartoreNa razão em que fluxos turísticos crescem, aumenta a pressão ao meio ambiente e, se faz necessários cuidados no manejo da visitação e proteção de habitats. Sem limites, a atividade turística pode vir a ser prejudicial, sendo o monitoramento e gestão fundamentais para a sustentabilidade. Limites de capacidade, controle de fluxos de visitantes e qualidade na condução de grupos por guias naturalistas devidamente capacitados e treinados, devem ser observados de forma a minimizar eventuais impactos negativos.

No Brasil cresce o número de pessoas interessadas na contemplação e observação da natureza. A contemplação se faz em maior escala, consequente do grande número de pessoas que atualmente fazem caminhadas nos diversos destinos turísticos brasileiros, como por exemplo nas chapadas (dos Veadeiros, Diamantina, dos Guimarães, etc.), nos parques nacionais (dos Lençóis Maranhenses, da Tijuca, do Iguaçu, da Serra da Canastra, Marinho de Fernando de Noronha, etc.).

green sea turtleA observação da vida silvestre, conduzida por guias naturalistas, igualmente cresce, onde pessoas ativas e participativas, em grupos organizados, observam aves, baleias, tartarugas, mamíferos, etc. Hotéis-fazenda, pousadas e hotéis de selva oferecem uma miríade de programas para os mais variados interesses e orçamentos.

Mas tudo pode vir a comprometer esse promissor segmento econômico, caso não sejam observados os componentes da sustentabilidade turística: ter resultados econômicos, atender às expectativas dos visitantes, envolvimento e divisão equitativa de resultados com as comunidades envolvidas e operação com critérios de mínimos impactos socioambientais.

Wildlife watching species 2 urso leopardo miniOs valores dos programs de observação de vida silvestre referem-se a 2015.