logo arquitetura green landscape

 

Arquitetura Sustentável: Boas Práticas - Água


Água: Torneiras com Arejador

agua arejador torneira economiaO arejador ao misturar água e ar dá a sensação de maior volume de água - segundo fabricantes, a torneira convencional usa de 14 a 25 litros de água por minuto e a que tem arejador de 6 a 10 litros por minuto.

Uma torneira convencional dispensa de 5 a 10 litros/minuto. Passando para 1,8 litro/minuto, sem perda do conforto, há uma economia mínima de 60%.

O consumo das torneiras representa de 15% a 30% do consumo global, portanto obtem-se seguramente uma economia de mais de 10% da conta de água.

Dados do relatório do Instituto Socioambiental mostram que, diariamente, as capitais brasileiras, juntas, desperdiçam cerca de 2,5 milhões de litros de água, o que equivale ao abastecimento de 38 milhões de pessoas.

Um dos principais motivos dessa perda deve-se ao consumo doméstico, que, atualmente, demanda mais de 140 litros per capita, aproximadamente 30 litros acima do recomendado pela ONU. Torneiras tradicionais chegam a liberar 20 litros por minuto.

Se suas torneiras não tem arejadores, dependendo do modelo e marca de torneiras que você tenha, não é necessário trocar de torneira. É possível simplesmente incluir um arejador independente.

O mercado oferece linhas completas de produtos e acessórios que proporcionam o uso econômico e eficaz da água. Caso da marca Víqua, que desenvolveu oito linhas de torneiras equipadas com arejadores, que liberam em média apenas de 6 litros a 7,5 litros de água por minuto.

A economia pode ser ainda maior

Considerando-se que as torneiras são responsáveis por de 10% a 20% do consumo, essa redução de vazão representará uma economia de, aproximadamente, 60% a 80% no gasto de água. O que significa pelo menos 6% menos na conta mensal.

Economia também no chuveiro

Além das torneiras, os arejadores também podem ser usados nos chuveiros, que liberam, normalmente, de 10 a 30 litros de água por minuto, sendo responsáveis por de 30% a 50% do consumo de água da casa. Reguladores de vazão permitem ajustar a vazão da água em 8 litros por minuto, quantidade mínima e suficiente para um banho revigorante e econômico.

Teste se você precisa de um arejador

Agora que você já sabe como economizar água sem perder o conforto, confira a dica da Econoágua, e saiba como verificar em sua casa ou escritório, o quanto cada torneira consumiria se ficasse aberta por 1 minuto:

  1. pegue uma jarra, graduada em mililitros, preferencialmente de 1 a 2 litros de capacidade, e um relógio que marque os segundos
  2. coloque a jarra de baixo da torneira ou do chuveiro, e deixe a água escorrer por 6 segundos.
  3. anote num papel a quantidade de água coletada na jarra nesse período.
  4. multiplique esse valor por 10 (exemplo: 1.500 ml x 10 = 15 litros por minuto).

Quando o resultado de consumo for maior do que 10 litros por minuto na torneira da cozinha, no tanque de lavar roupa ou na torneira do banheiro é hora de instalar um arejador.

Despedício com torneira desregulada, gotejando

agua economia agua gotejamentoOs principais vilões do desperdício são vazamentos de torneira, descargas de vasos sanitários e banhos longos.

Uma torneira gotejando pode desperdiçar 46 litros de água por dia, ou seja, 1380 litros por mês.

Um filete de água vazando pode consumir mais de 10.000 litros de água por mês: já um buraco de 2 milímetros no encanamento, desperdiça aproximadamente 3 caixas d'água.

Se houver suspeita de vazamento, chame um encanador urgente.

 

Água: Bacias Sanitárias de Duplo Fluxo

agua caixa duplo fluxoO banheiro é o lugar da casa onde ocorre mais desperdício de água.

Banhos demorados, torneira aberta sem necessidade, e principalmente descarga desregulada ou bacias antigas são grandes responsáveis pelo desperdício da água e caracterizam em média 72% o consumo de água de uma casa inteira.

Bacias sanitárias com o sistema de duplo acionamento permitem a escolha do fluxo de água adequado.

Enquanto as bacias antigas consumem 18 litros de água por acionamento, este sistema permite escolher entre 3 e 6 litros, proporcionando economia/redução de água superior a 60% no consumo anual per capita anual que é de cerca de 10 mil litros.

 

Água - Captação e Uso de Água de Chuva

agua calhas galpoes haitiCalhas captam água de chuva, Escola de Hotelaria, Cotê des Arcadins, Haiti © Roberto M.F. Mourão, 2012.

Ajuda na economia de água que pode ser utilizada para irrigação, lavagem de pisos e descarga. Não se aconselha o uso para consumo, cozinhar ou banho.

A captação é feita por calhas que direcionam a água para um reservatório ou cisterna.

É necessário a instalação de filtro para retirar impurezas e uma bomba para direcionar a água para a caixa de usos específicos:

  • para rega de jardins
  • limpeza de pisos
  • lavagem de veículos
  • descarga de banheiros
  • etc.


Água - Hidrômetros / Medidores Individuais

agua hidrometroProporcionam economia na medida que os usuários serão responsáveis pelo pagamento exato do consumo próprio.

Os medidores individuais, chamados de hidrômetros, registram, no caso de condomínios, o consumo relativo de cada apartamento. A ação permite que a conta de água seja dividida proporcionalmente ao consumo de cada família, fazendo com que os gastos, antes igualmente compartilhados, sejam redimensionados.

Os hidrômetros possuem um corpo eletrônico que faz o cálculo individualizado do consumo. A empresa que instalou os medidores fica responsável por fazer a leitura dos dados e enviar ao condomínio a porcentagem de consumo de cada apartamento. Cabe à administração dividir a conta única da concessionária proporcionalmente.

 

Água - Reguladores de Fluxo de Chuveiros

agua regulador chuveiroPermitem o controle da intensidade do jato da ducha - o chuveiro convencional gasta em média 20 litros/minuto, com o regulador o volume cai variando de 8, 14 ou 16 litros, sem que o banho se torne desagradável.

Banhos mais rápidos garantem economia, mas ainda é possível ir além instalando uma pequena peça de plástico para diminuir a vazão de água. Os redutores ou reguladores de vazão para duchas podem ajudar a economizar em média 50%. O mesmo item pode ser usado na torneiras de casa.

Levantamento do Sindicato da Habitação de São Paulo aponta que o chuveiro pode representar entre 28% e 54% do consumo em um apartamento, dependendo do modelo.

No Brasil, um banho de ducha, com duração de 15 minutos e registro meio aberto, consome, em média, 135 litros de água. No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência e por isso considerado mais econômico.

Um chuveiro com aquecimento a gás com vazão de 11,5 litros/minuto, com restritor instalado para vazão de 8 litros/minuto, diminui em 32% o consumo. Já uma ducha com vazão de 20,5 litros/minuto, com o mesmo restritor, gera economia de 62%.


Água de Reuso

A incorporação em empreendimentos do reuso da água proveniente dos lavatórios e dos chuveiros passa por uma estação de tratamento de esgoto e é novamente armazenada, para uso exclusivo nos vasos sanitários.

agua reuso placa avisoEm todo o planeta é grande a preocupação com a disponibilidade de água potável para a população. O uso exacerbado desse recurso e a constante contaminação e poluição dos rios e lagos favorecem a crise hídrica ao redor do mundo.

Diante da escassez de água, alternativas devem ser criadas para um melhor aproveitamento desse valioso bem. A água de reuso é um bom exemplo de como podemos evitar o desperdício e reaproveitar.

A água de reuso pode ser definida como a água residuária que está dentro de padrões estabelecidos para a sua reutilização. Normalmente a água residuária é proveniente do banho, cozinha, processos de fabricação industrial e águas de infiltração, sendo geralmente tratada em Estações de Tratamento de Esgoto.

Existem dois tipos principais de reuso: o indireto e o direto. O reuso indireto é aquele em que a água é utilizada pelo homem e liberada novamente nos corpos hídricos sem ou com tratamento prévio. O reuso direto, por sua vez, é o uso planejado da água residuária. Dessa forma, são realizados tratamentos, e essa água é transportada até seu local de uso. Nesse último caso, a água não é lançada no meio.

A água de reuso possui uma qualidade inferior quando comparada à água potável e não é usada diretamente para o consumo. Em grande parte dos casos, sua utilização engloba geração de energia, refrigeração de equipamentos, lavagem de carros, irrigação de campos para cultivo, combate a incêndios, limpeza de ruas e irrigações de jardins. Todas essas atividades não necessitam da utilização de água potável, sendo assim, a água de reuso faz com que maior quantidade de água potável seja disponibilizada, ajudando, portanto, no problema de abastecimento.

Água - Torneiras com Temporizador por Pressão

agua torneira com temporizadorTorneiras com temporizador por pressão já são encontradas no mercado em várias aplicações, tais como em jardinagem ou uso em torneiras de uso doméstico ou público.

As torneiras com temporizador pode ser encontrada em modelos para pia de banheiro, para parede, para mictório e também para o chuveiro e todos esses modelos estão disponíveis em lojas especializadas em construção.

Essa economia é feita, por que esse tipo de torneira fica aberta apenas alguns segundo e se fecha. Ela começa a sair água quando se pressiona um botão que na maioria das vezes ficam em cima dela e após isso ela sai água durante alguns segundo e para sozinha, evitando o esquecimento da mesma aberta e o consequente desperdício.

 

Água - Torneiras com Temporizador por Sensor Elétrico

agua torneira temporizador eletricoAs torneiras com sensores elétricos proporcionam, como as torneiras com temporizador de pressão, economia no uso, associado à praticidade. Com baixíssimo consumo de energia elétrica, evita o desperdício, gerando grande economia de água, o que vem a ser uma grande necessidade dos nossos tempos.

Funcionais, as torneiras sensorizadas funcionam com a aproximação das mãos, que libera automaticamente a água, fechando imediatamente após o uso, proporcionando um jato muito confortável e eficaz.

Sem contato manual tanto para abertura quanto para o fechamento, evitando contaminação e proporcionando higiene ao usuário, sendo especialmente apropriadas para cozinhas, postos de saúde, hospitais, etc.

Fáceis de instalar, podem ser acionadas por sistemas bi-volt 110/220 volts, tendo o seu circuito eletrônico e válvula solenóide de 12 volts.

 

 

Arquitetura Sustentável / Assuntos Correlatos


Certificação de Meios de Hospedagem Norma NBR 15401