logo estudos de caso Logo MPE Funbio

 

Polo Ecoturístico da Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ

Relatório de Análise Turística (julho 2002)

Inventário Turístico

 

Metodologia

Utilizou-se o resumo do Programa MPE e o folder do FUNBIO para explicar o projeto da Ilha Grande e qual será a utilidade dos dados colhidos.

mpe ilha grande pousda convesPara o inventário de pousadas e campings foram utilizadas questionários “Oferta regular de leitos” elaboradas pelo Programa MPE. O tempo médio das entrevistas é de 30 minutos e a forma utilizada é a visita dos monitores até o estabelecimento e a conversa com o responsável. Geralmente esta pessoa é o gerente ou o próprio dono.

No caso do inventário de casas e suítes de aluguel no Abraão, primeiramente observou-se as anunciadas nos sites da Ilha Grande. Percorrendo as ruas da Vila e conversando com os moradores, identificamos várias outras. Soube-se que na área do Estado existem muitas casas e suítes, mas sabendo-se que a atividade comercial nesta área não é permitida, acreditamos que a melhor alternativa seria fazermos uma estimativa. Ao entrevistarmos pessoas que conhecem os moradores da área do Estado, perguntou-se quantas suítes, casas e campings estão naquela área.

mpe ilha grande escuna destaquePara inventariar as embarcações atuamos de várias maneiras: no cais, nas agências e na atracação nas poitas ao fim do dia. Chegou-se a inventariar 72 embarcações, além das que não foram pesquisadas.

As entrevistas com os grupos de interesse foram feitas primeiramente com aqueles mais representativos, e que sabidamente vêm buscando soluções para a Ilha Grande. Quanto aos secretários da Prefeitura, o agendamento é feito através da gerente da Divisão de Indústria e Comércio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Para se obter dados sobre a visitação pesquisou-se na internet o fluxo de turistas transportados pelas barcas. Como os dados obtidos referem-se ao total de passageiros pagantes, fez-se uma estimativa através de contagem direta dos passageiros que chegavam e partiam, durante duas semanas no mês de agosto de 2002. Desse modo estimou-se o total de pagantes, o total de turistas e o restante (moradores, diaristas e prestadores de serviços). Com o auxílio de algumas pousadas da Vila do Abraão (cerca de 10%), conseguiu-se dados de taxa de ocupação média mensal ao longo dos últimos anos.

Tentou-se obter a maior série histórica possível, mas só se conseguiu uma pousada com dados de mais de 5 anos.

Os dados de inventário de pousadas e campings e os questionários de visitantes foram inseridos no banco de dados do Programa MPE, através de um software específico as informações são analisadas e impressas.


Inventário

Pousadas

As pousadas inventariadas foram aquelas que apresentavam alguma sinalização. Não foi levada em consideração a distinção entre pousadas regulares ou irregulares (operação somente em alta temporada). Pesquisou-se primeiramente nos websites da Ilha Grande, folhetos e na Associação dos Meios de Hospedagem. Na Vila do Abraão, inventariou-se todas as pousadas. As “casas de hóspedes” que não constavam nas nossas pesquisas prévias e não tinham placas informativas foram consideradas casas ou suítes para aluguel. Nas outras vilas alcançamos cerca de 90% do total. 

mpe ilha grande pousadas leitos 2002

 Campings

Da mesma forma que no caso das pousadas, procedeu-se para os inventários dos campings. Na Vila do Abraão, foram inventariados todos os campings.

mpe ilha grande campings 2002

 Casas (guest houses) e suítes para aluguel

Fez-se o inventário de algumas casas e suítes na Vila do Abraão e chegou-se a um total de 786 leitos. Mas observou-se que existem ainda muitos outros leitos, e assim se estimamou que foram inventariados cerca de 70% do total. Isto baseado no fato de que quando se pesquisou as casas percebeu-se que praticamente a cada duas que inventariada havia uma que não inventariada, por motivos como: "ausência do proprietário", “só alugar no verão”, etc. Portanto, esse número deve chegar a mais de 1.100 leitos extras.

Agências de Turismo

As agências constantes na abaixo são aquelas que divulgam seu trabalho na internet, ou possuem lojas na Vila do Abraão, Angra ou Mangaratiba. Em geral, estão em atividade há poucos anos, algumas demonstrando carência de know-how. As agências de Araçatiba apresentam contato telefônico em São Paulo. A Body & Soul Adventures é de origem estrangeira e trabalha unicamente operando uma pousada, oferecendo esportes náuticos e outras atividades com guias e funcionários próprios.

mpe ilha grande agencias turismo tipo

Embarcações

A maioria das embarcações é do tipo escuna, de pequeno a grande porte. Algumas traineiras (barcos originalmente para pesca) também atuam no turismo, sendo a maioria de pequena capacidade, mas havendo traineirões para até mais de 100 passageiros.

mpe ilha grande embarcacoes 2002

mpe ilha grande embarcacoes precos 2002

Mais de 50% dos barcos são do Abraão, cerca de 15% são das outras praias da Ilha, 25% de Angra e 7% de Mangaratiba. Os serviços oferecidos são o traslado e os passeios de um dia. São raros os barcos que dispõem de infraestrutura para pernoites. A maioria trabalha com passeios e traslados, principalmente os de médio e grande porte.

Os preços podem chegar a variar 50%, principalmente na Vila do Abraão. Nas praias entre Bananal e Araçatiba, praticamente todos os barcos são das pousadas, sendo que o preço das diárias inclui os traslados e passeios.

mpe ilha grande embarcacoes roteiros 2002

O inventário das embarcações é um importante instrumento de gestão do ecoturismo na Ilha, principalmente o conhecimento dos barcos que fazem o traslado continente-ilha.

Em geral, cada barco que faz essa atividade costuma transportar os turistas para uma só entrada na Ilha, o que pode facilitar o ordenamento da visitação. Porém, notou-se que o grupo de empreendedores desta atividade é o que demonstra menor nível de organização, apesar de existirem as associações da Ilha Grande (ABIG) e de Angra (ABAR). Atenta-se ao fato de que no verão, basicamente no mês de janeiro e durante o carnaval, as viagens realizadas pela Barcas S/A são feitas pelas lanchas Itaipu, Maracanã e/ou Lagoa, que possuem capacidade para 1.000 passageiros (o dobro das barcas usuais).


Pontos de Embarque no Continente

mpe embarcacoes cais santa luziaOs principais pontos de partida dos barcos para a Ilha Grande são o Cais do Porto de Angra dos Reis e o Cais de Santa Luzia, no centro de Mangaratiba. Estes são os locais de onde partem as barcas regularmente e as principais escunas.

Em Angra, temos o Cais de Santa Luzia, administrado pela ABAR (Associação dos Barqueiros de Angra dos Reis). Deste ponto saem eventualmente alguns barcos pequenos para o Abraão e para o Aventureiro.

Ainda em Angra, o Cais da Pesca é muito usado para o transporte dos turistas para o Aventureiro; de onde partem os maiores barcos.

Na extremidade deste cais, está o Cais do Turismo, de onde saem escunas de passeio e de traslado para Abraão, Bananal, Sítio Forte e Araçatiba. Mais ao norte, a cerca de 15 minutos de carro do centro de Angra está a Praia de Camorim. De lá, seguem muitos barcos para a Ilha, sendo que a grande maioria é de passeios diários.

Em Mangaratiba, alguns barcos relativamente pequenos fazem frequentemente o transporte dos turistas até a Praia Grande das Palmas. Nos feriados, saem barcos maiores, alguns do próprio local, outros do Abraão.

Alguns pontos devem ser observados, ainda que por enquanto não representem muito do fluxo total. São eles: Conceição de Jacareí e Marina Porto Real, Ponta de Leste, Praia do Machado e Itacuruçá (origem de uma quantidade considerável de embarcações que chegam ao Aventureiro nos feriados).

Sabe-se também que, além dos pontos de onde saem barcos de terceiros alugados para passeios ou para traslado, a região da Baía de Angra possui uma enorme quantidade de marinas e condomínios de veraneio. Destes locais partem muitos iates e lanchas de luxo, algumas de grande porte (entre 70 e mais de 100 pés), principalmente durante os finais de semana, feriados e no verão. Este fluxo representa certamente um grande percentual de diaristas visitando os atrativos costeiros e merece ser avaliado com mais detalhamento.

 

 

Relatório de Análise Turística da Ilha Grande

Anexo


Assuntos Correlatos