Trilhas logo new

OrganizaçãoRoberto M.F. Mourão (roberto@albatroz.eco.br)
                          Albatroz Planejamento 

 

Estudo de Caso

Trilhas de Longo Percurso

Apallachian Trail / Trilha dos Apalaches 

 

Fauna

Na Trilha dos Apalaches é o lar de milhares de espécies de plantas e animais, incluindo 2.000 espécies raras, ameaçadas ou sensíveis de plantas e animais. 

Para a maioria dos caminhantes, as pragas mais persistentes ao longo da trilha são carrapatos, mosquitos e moscas negras, juntamente com os camundongos que habitam abrigos.


Mamíferos

appalachian Black Bear Cub MomClick aqui para a lista de mamíferos dos Montes Apalaches - iNaturalist.org.

Antes da chegada dos europeus, no século XVI, o território abrigava uma fauna composta por ursos, alces, veados, guaxinins, castores, águias, bisões, etc. Porém, com o avanço da agricultura, da pecuária e das cidades pelo território, a fauna original do país ficou preservada somente em alguns parques nacionais espalhados pelo território e em regiões de difícil acesso, como as Montanhas Rochosas.

O urso-preto-americano (american black bear, Ursus americanus), está entre os maiores animais ao longo da trilha dos Apalaches, mas raramente confronta as pessoas. O urso preto é o maior espécie omnívora que pode ser encontrado e habita todas as regiões dos Apalaches.

Os avistamentos na trilha são incomuns, exceto em certas seções, especialmente o Parque Nacional Shenandoah e porções das seções de Nova Jersey, Nova York, Connecticut e Massachusetts, onde as populações de ursos aumentaram de forma constante desde 1980 e os confrontos são ainda mais raros.

appalachian alce elk machoOutros grandes mamíferos comumente avistados incluem alces, (elk, Cervus canadensis) reintroduzidos nas Montanhas Smoky Montains. O alce, ou wapiti é uma das maiores espécies dentro da família dos cervídeos, Cervidae, no mundo, e um dos maiores mamíferos terrestres da América do Norte e do Leste Asiático.

Ocorrem nas florestas, alimentando-se de gramídias, folhas e casca de árvores. Alces machos têm chifres grandes que são nascem a cada ano. Os machos também se envolvem em comportamentos de acasalamento ritualizados, incluindo posturas e confrontos, uma grande série de vocalizações que estabelecem domínio sobre outros machos e atraem fêmeas.

appalachian castor american beaverEnquanto a maior parte do rebanho do parque - estimado entre 150 e 200 animais - ainda permanece no Cataloochee Valey, no extremo Sudeste do parque, um grupo de cerca de 20 alces se instalou perto do  Oconaluftee Visitors Center, perto de Cherokee, NC, possibilitando avistagens garantidas.

appalachian lince vermelho bobcat Lynx rufusOutras pequenas espécies de mamíferos que habitam ao longo das trilhas e podem ser observados com frequência são castores (beaver, Castor canadensis), esquilos (grey squirrel, Sciurus carolinensis), lince-vermelho ou bobcat (Lynx rufus), duas espécies de raposas, guaxinim, coiote, entre outros.

 

  

Aves dos Apalaches

Click aqui para a lista de aves dos Montes Apalaches - iNaturalist.org.

Com mais de 250 espécies diferentes identificadas, algumas das espécies mais exclusivas incluem fly-catchers enquanto as aves canoras, abundantes em toda parte nessas montanhas.

appalachian Wild TurkeysAves de caça, autorizada nos Estados Unidos, como o peru selvagem (wild-turkey, Meleagris gallopavo)  e galo silvestre (ruffed grouse, Bonasa umbellus) são muito comuns, assim como águias e falcões vagam pelos céus em busca de presas.

appalachian Bald EagleO destaque fica por conta da águia-careca (bald eagle, Haliaeetus leucocephalus, do grego hali "mar", aiētos "águia", leuco "branco", cephalos "cabeça"). Sua distribui inclui a maior parte do Canadá e do Alasca, todos os Estados Unidos e o norte do México.

Encontra-se perto de grandes corpos de águas - rios, lagos, enseadas marinhas, com abundante abastecimento de alimentos e velas árvores para nidificação. A águia-careca é a ave nacional dos Estados Unidos da América, aparecendo no seu selo presidencial. No final do século 20 estava à beira da extinção mas felizmente se recuperou.

Cobras e Serpentes

Click aqui para a lista de répteis dos Montes Apalaches - iNaturalist.org.

appalachian snake copperheadTrês grandes grupos de répteis são encontrados no parque: tartarugas, lagartos e cobras.

Os Apalaches é uma das áreas mais ricas em espécies de salamandras com mais de 70 espécies vivendo na região, muitas delas endêmicas  localizadas em habitats isolados.

Incluem perigosas cobras venenosas, incluindo a cascavel-da-madeira (timber rattlesnake, Crotalus horridus) e uma espécie da família Crotalinae, das jararacas (copperhead, Agkistrodon contortrix) - foto ao lado, que são comuns ao longo da trilha. Ambas as cobras são geralmente encontradas em seções mais secas e mais rochosas da trilha.

 

 

Estudos de Caso - Trilhas de Longo Percurso

Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail USA

Para Sobre Mais sobre Trilhas