logo polo lencois maranhenses panoramica disolve


Polo Ecoturístico dos Lençóis Maranhenses

Relatório de Viagem Técnica
por Roberto M.F. Mourão, coordenador

 

Orientações para Veículos Off-road / 4x4

 
Uso de Veículos Fora-de-Estrada

Fonte (parcial): Sierra Club


Conforme política da organização não-governamental Sierra Club adotada em maio de 1988, que substitui política de veículo de fora-estrada adotada em 1972, modificada em maio de 1985 e março de 1986.

  • Uso de veículos fora-de-estrada em áreas protegidas / conservadas
    O Sierra Club tem como recomendação básica evitar-se "atividades e modos mecanizados de transporte", incluindo veículos não-motorizados (p.ex. mountain bike), em áreas protegidas ou sensíveis.
  • 4x4 defenderUso de veículos em outras áreas públicas e privadas
    • Devem ser fechadas trilhas e áreas em terras públicas a todos os veículos a menos que:
      • ser o uso apropriado das trilhas, fruto de conclusão de análise, revisão e processo de implementação (sinalização)
      • oficial e adequadamente sinalizada.
    • O processo de implementação de trilhas off-road deve incluir:
      • aplicação de critérios objetivos para avaliar se a qualidade ambiental pode ser mantida efetivamente com o uso de veículos 4x4, com segurança e desfrute de todos (demais) usuários
      • incluir análise e discussão que envolva grupos de interesse;
      • implementação de regulamentos para garantir mínimos e baixos impactos.
    • Nas áreas designadas para uso de veículos off-road, as trilhas devem ser periodicamente monitoradas para verificar eventuais danos ambientais. Uma vez verificados danos, a trilha ou a área devem ser fechadas a veículos até a recuperação e reparos sejam efetuados.


Contexto

Veículos fora-estrada podem causar sérios impactos no meio ambiente e criar incompatibilidade com outros usos da área (p.ex. observação de vida silvestre).

A experiência em outros países mostra que o uso de veículos fora-estrada pode resultar em um ou mais dos seguintes impactos negativos.

Qualquer veículos fora-de-estrada:

  • Danos físico no terreno, em geral visíveis por meio dos seguintes indicadores:
    • erosão, causando perda de solo e danos em margens de cursos e corpos d’água
    • compactação de solo, dificultando regeneração de flora impactada
    • degradação de trilhas.
  • 4x4 atv dunaEstresse de vida silvestre ao impactar hábitats, especialmente de espécies vulneráveis, resultando em perda de material genético
  • Impactos à vida silvestre, podendo provocar morte e até extinção de algumas espécies
  • Danos a sítios arqueológicos, científicos, históricos, entre outros, alterando características naturais, às vezes com efeitos irreversíveis, especialmente em áreas sensíveis e/ou de interesse para estudos científicos e pesquisas
  • Facilitação de pesca e caça ilegais, resultado da facilidade de acesso e de acampamentos “selvagens” (não em áreas definidas para camping)
  • Perigo para a segurança de outros usuários da área/trilha (comunidades locais, trekkers, etc) devido ao uso de altas velocidades, quando os veículos são utilizados em terrenos íngremes, curvas fechadas, superfícies escorregadias ou instáveis, ou ainda, com visibilidade limitada pela poeira;
  • Competição com outros usos de área; por exemplo recreativo e/ou educacional, agro-silvicultural.

 

Veículos Motorizados Possíveis Impactos

  1. 4x4 utvPoluição - ar e água

  2. Poluição sonora, podendo resultar em efeitos fisiológicos em pessoas e animais, ou podendo causar estresse, alterar padrões de comportamento, comprometendo outros usos sustentáveis das áreas utilizadas por veículos motorizados fora-de-estrada

  3. Produção de lixo, em virtude de mecanização, veículos em geral levam mais bagagem e mantimentos, aumentando o potencial de introduzir, produzir e deixar mais lixo

  4. Vandalismo, normalmente características dos menos esportistas e mais imaturos usuários, interessados em “radicalizar” a pratica esportiva

  5. Fogo, quando ilegalmente ou indevidamente operados, veículos podem ocasionar incêndios.


Diretrizes para Implementação

No caso de se utilizar veículos fora-de-estrada, em áreas protegidas ou não, deve-se considerar:

Todos os veículos - motorizados ou não

  1. Devem ser proibidos o uso veículos fora-de-estrada em áreas frágeis, com flora e fauna ameaçadas de extinção; áreas onde erosão ou outros danos poderão ocorrer; santuários de vida selvagem e áreas sensíveis; áreas de características naturais frágeis ou de interesse científico ou arqueológico e em áreas onde a velocidade ou barulho possam afetar outros usuários ou atividades sustentáveis.

  2. 4x4 defender areialSe não são encontradas áreas ou trilhas adequadas para uso de veículo fora-de-estrada, por razão de impactos ambientais ou interferência a outros usos permitidos, deve-se analisar alternativas de rotas na região com maior facilidade de controle.

  3. Devem ser implementados programas de sensibilização e educação de condutores de veículos fora-de-estrada com referência a segurança própria, passageiros e terceiros, impactos ambientais e sobre locais permitidos ao transito.

  4. Ao trafegar em áreas privadas, os condutores devem ter permissão dos responsáveis ou proprietários das áreas.

  5. Construtores ou responsáveis pela manutenção de estradas e trilhas devem regularmente informar danos e impactos para possibilitar a administradores o fechamento temporário para reparos.

  6. Para ser mais efetiva uma política de implementação de estradas e trilhas off-road, devem ser estabelecidos regulamentos locais e regionais para controle e ordenamento da atividade.


Veículos motorizados

  1. Condutores devem ser legalmente habilitados, ter conhecimento de todas as leis relativas ao uso de veículos fora-estrada, assim como estarem cientes de suas responsabilidades quanto a acidentes.

  2. 4x4 motoTodos veículos fora-de-estrada devem ter autorização específica para trafegar em áreas protegidas, públicas ou privadas, com pleno conhecimento de suas responsabilidades por danos ambientais.

  3. Aconselha-se a criação de um fundo para manutenção de estradas e trilhas, alimentado por permissões de uso; reparar danos ambientais causados por veículos fora-de-estrada; para pessoal e equipamento para monitoramento e fiscalização; para serviços educacionais; para criar e manter brigadas de segurança e resgate.

  4. Canos de descarga com silenciadores devem ser de uso obrigatório em todos veículos fora-de-estrada motorizados, estando estes a sujeitos a inspeção periódica, com penalidades definidas.

  5. Todos veículos motorizados fora-de-estrada devem ser equipados com dispositivos de controle de poluição do ar que satisfaçam os mesmos padrões fixados para automóveis de uso regular urbano.

 

 

Polo Ecoturístico dos Lençóis Maranhenses 
Relatório de Viagem Técnica 
outubro 1999